Para falar sobre o desempenho dos partidos, nas eleições deste ano, é preciso volta a 2018. O PSB elegeu João Azevêdo, governador. A Operação Calvário colocou em lados opostos João e Ricardo Coutinho, principal alvo das investigações. João se filiou ao Cidadania (antigo PPS), que saiu de zero prefeituras em 2016 para 42 em 2020. Um salto que mostra a força política do governador. Confira o quadro comparativo entre 2016 e 2020.

“Quero parabenizar a todas e todos, vereadores e prefeitos, que foram eleitos nas 223 cidades da Paraíba. Manterei com todos uma relação republicana, independente de posição política ou partidária. Nosso foco será sempre a melhoria da vida dos paraibanos”, disse o governador João Azevêdo.

Governador João Azevêdo

Em 2016, o PSB foi a legenda que mais elegeu prefeitos na Paraíba. Com a Operação Calvário nas ruas desde dezembro de 2018 o desempenho socialista foi pífio nas urnas. De 53 prefeitos, apenas cinco candidatos concorreram ao cargo e venceram.

Já o PSDB, hoje comandando por Pedro Cunha Lima, conquistou 27 prefeituras em todo o Estado. Em 2016, fizeram 36 municípios. O partido está em busca de renovação de forças. Aliás, precisa, para se manter no páreo em 2022. Na Capital, o candidato da legenda, Ruy Carneiro, por muito pouco não chegou ao 2º Turno.

O Democratas, comandando pelo líder do partido na Câmara Federal, deputado Efraim Filho, não conseguiu eleger o candidato na Capital, Raoni Mendes, mas vai administrar 25 municípios a partir de janeiro. Em 2016, contabilizavam 17 Prefeituras.

Outra força em ascensão é a do Progressistas. O deputado federal Aguinaldo Ribeiro conseguiu ampliar a base de seis para 21 prefeitos. Em Campina Grande, ajudou a eleger Bruno Cunha Lima prefeito de Campina Grande, com Lucas Ribeiro, filho da senadora Daniella Ribeiro, como vice-prefeito. Em João Pessoa, o partido está no 2º Turno com Cícero Lucena.

O PSD, presidido no Estado pelo prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, elegeu 26 prefeitos em 2016. Nesse 1º Turno das Eleições 2020, abocanhou apenas 12, dentre eles, a Rainha da Borborema, elegendo Bruno como sucessor.

Já o MDB, do senador José Maranhão, das 31 cidades, vão governar apenas 10, a partir de 1º de janeiro. Pode chegar a 11, caso o candidato do partido à Prefeitura da Capital, Nilvan Ferreira, vença o 2º Turno das eleições deste ano. Ele concorre com Cícero.

Partidos                                       2016     2020

Cidadania (antigo PPS)               0            42
PSDB                                               36          27
DEM                                              17          25
PR (hoje PL)                                   13          22
PP                                                  6           21
PRB (hoje Republicanos)             2           17
PDT                                                9          15
PSD                                                  27         12
PMDB (hoje MDB)                       31         10
PTdoB (hoje Avante)                    2            6
PTB                                               17          6
PSB                                                  53          5
PTN (hoje Podemos)                   1            5
SD                                                    0            3
PROS                                            0            3
PSC                                                 3            2
PT                                                    1            1

Leave a Reply

Your email address will not be published.