TSE adia 1º Turno das eleições em Macapá

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) adiou as eleições para prefeito e vereador em Macapá, Amapá. A decisão do presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, atendeu na madrugada desta quinta-feira (12) pedido do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá para o adiamento. Nos demais municípios do Estado, a votação ocorrerá normalmente neste domingo (15). A decisão do Plenário foi unânime.

Um apagão está afetando o Estado do Amapá desde o dia 03 deste mês, quando um incêndio atingiu uma subestação de energia na capital Macapá. Os problemas só têm crescido desde então, com relatos de dificuldades no abastecimento regular de água e alimentos. O Ministério de Minas e Energia prevê o restabelecimento do fornecimento de energia ainda essa semana, o que tem sido alvo de protesto dos moradores do Estado. 

O presidente do TSE comunicou ao colegiado que a suspensão das eleições em Macapá ocorrerá “até que se restabeleçam as condições materiais e técnicas para a realização do pleito, com segurança da população”. Ele informou ainda que a nova data para realização do pleito na capital deverá ser fixada por meio de entendimento entre o TRE-AP e o TSE.

Atendendo solicitações do vice-procurador-geral Eleitoral, Renato Brill de Góes, e do ministro Alexandre de Moraes, o ministro Luís Roberto Barroso assinalou que a conclusão do processo eleitoral em Macapá deverá ocorrer até a data limite de 27 de dezembro. Segundo Barroso, não há qualquer possibilidade de se prorrogar os mandatos dos atuais prefeito e vereadores do município.

Leave a Reply

Your email address will not be published.