Sob protesto, Valdiney é empossado novo Reitor

Sob protestos dos estudantes, o professor Valdiney Veloso Gouveia foi empossado como novo Reitor da Universidade Federal da Paraíba, para um período de dois anos, nesta quarta-feira (11). Ele foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro, semana passada, o que gerou mal-estar na comunidade universitária por ter sido o menos votado, na consulta prévia e na formação da lista tríplice.

Valdiney, juntamente com a professora Liana Albuquerque, foram empossados pela Reitora Margareth Diniz, que encerra o segundo biênio à frente da instituição. O local da solenidade seria o auditório da Reitora, mas devido aos estudantes que continuam “acorrentados” à porta, foi transferido para outro local. A cerimônia foi restrita a professores e familiares.

Nas redes sociais, Valdiney declarou que: “Para fazer uma Universidade grande só precisamos de você, que quer efetivamente estudar/trabalhar. Pedimos proteção a Deus, e aos colegas união em favor da UFPB, não do professor Valdiney Gouveia. Somos todos passageiros, a UFPB precisa ser nosso grupo, nosso partido, nossa casa”.

Na última terça-feira (10), o juiz federal titular da 2ª Vara Federal, na Paraíba, Bruno Teixeira, acatou pedido de liminar e determinou a reintegração de posse do prédio protocolada pela Universidade Federal da Paraíba. Até ontem à noite, os estudantes continuavam no local.

“Determino a imediata expedição de mandado de reintegração de posse, devendo os Oficiais de Justiça, antes do seu cumprimento, intimar os manifestantes/ocupantes da Reitoria da UFPB para que desocupem o local, e de lá retirem todos os seus objetos. Cientifiquem-se os réus/ocupantes de que, na hipótese de descumprimento do mandado de reintegração, haverá a desocupação forçada do imóvel, inclusive mediante o uso de força policial, caso essa medida seja necessária”, diz trecho da decisão.

A nomeação do novo reitor e vice é prerrogativa do presidente da República que, conforme a legislação vigente, poderá nomear qualquer um dos nomes que compõem a lista.

Leave a Reply

Your email address will not be published.