Anísio segue escapando; PT Nacional sofre derrota

O candidato a prefeito de João Pessoa, deputado Anísio Maia (PT), segue escapando dos recursos especiais impetrados no Tribunal Superior Eleitoral, contra o registro de candidatura e a formação da Coligação “Unidos por João Pessoa” com o PCdoB. A Corte negou pedidos do Diretório Nacional da legenda e da Coligação “A força do Povo”, encabeçada pelo socialista Ricardo Coutinho.

O relator dos recursos, ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, usou a Súmula-TSE nº 11, que diz: “No processo de registro de candidatos, o partido que não o impugnou não tem legitimidade para recorrer da sentença que o deferiu, salvo se se cuidar de matéria constitucional”.

Em resumo, o ministro afirma que, como não houve ações de impugnação do registro de candidatura de Anísio no período permitido pela calendário eleitoral, a instância nacional não teria legitimidade para recorrer.

O PT Nacional quer que seja levada em conta a anulação parcial da convenção do partido na Capital, realizada em 16 de setembro, e que homologou o nome de Anísio a prefeito, confirmando a aliança com o PCdoB, que indicou Percival Henriques como candidato a vice. A legenda alega que, no mesmo dia, fez nova convenção, retirando a candidatura e colocando o PT nos braços do ex-governador, indicado o filiado Antônio Barbosa como vice.

A presidente do PT Nacional, deputada federal Gleisi Hoffmann, quer o partido apoiando Ricardo Coutinho nas eleições municipais deste ano, o que parece estar cada vez mais longe de acontecer. Mesmo com uma Comissão Interventora, após destituir todos os membros do diretório municipal, Anísio Maia tem conseguido levar adiante. Ah! Não podemos nos esquecer do pedido de expulsão do deputado, protocolado na instância nacional.

Leave a Reply

Your email address will not be published.