Cresce número de cidades com bandeira verde na PB

O Governo do Estado divulgou, neste sábado (31), o 11º Mapa de Avaliação, dentro do Plano Novo Normal Paraíba. Em relação à 10ª avaliação, divulgada no dia 17 deste mês, houve aumento no quantitativo de municípios classificados com bandeiras verdes. Também apresentou uma queda no número de cidades que se encontravam nas bandeiras amarela e laranja. Ao todo, 44 municípios mudaram de classificação. 

As bandeiras levam em conta indicadores como: percentual de novos casos, letalidade (óbitos), ocupação da rede hospitalar da região e percentual de isolamento social. De acordo com a avaliação, constatam-se transições de algumas bandeiras para a amarela, sendo 16 municípios da verde e seis municípios da laranja. Apenas dois territórios transitaram da bandeira amarela para a bandeira laranja, que teve uma queda na sua participação em 6% dos municípios paraibanos. 

O estudo pontua que entre os 12 municípios da região metropolitana de João Pessoa, Bayeux é o único que permanece em bandeira laranja, cabendo sempre salientar que as transições para bandeira amarela devem ser acompanhadas com ainda mais atenção e cautela pelas autoridades sanitárias locais.

João Pessoa, Campina Grande, Patos, Guarabira e Santa Rita  seguem na bandeira amarela. É importante ressaltar que eventos e aulas presenciais só são recomendadas em municípios avaliados como bandeira verde, assim como comícios, carreatas e ações de campanha que promovam aglomeração. 

“É fundamental reforçar as medidas não farmacológicas de combate à Covid-19 que devem ser praticadas todos os dias, por toda população paraibana: o uso ostensivo de máscaras, a lavagem das mãos e a manutenção do distanciamento social o quanto possível. Essas são as ações que mais salvam vidas em todo mundo”, disse o secretário executivo de Saúde do Estado, Daniel Beltrammi.

As informações completas da 11ª Avaliação do Plano Novo Normal, bem como a lista de municípios por bandeiras com suas respectivas avaliações para o critério, a íntegra da Nota Técnica e os Protocolos Sanitários para diversas atividades estão disponíveis no site do Governo da Paraíba no endereço paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/novonormalpb.

Leave a Reply

Your email address will not be published.