Intervenção no PT não significa “fim” de Anísio

Por 56 votos a 23, e duas abstenções, o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores aprovou intervenção no diretório da legenda em João Pessoa. A decisão tem como único objetivo garantir que o PT da Capital se coligue ao PSB, apoiando a candidatura a prefeito do ex-governador Ricardo Coutinho.

Para isso, terá que convencer Anísio Maia a retirar a candidatura a prefeito, pela Coligação “Unidos por João Pessoa”, e ainda fazer com que o do PCdoB, que indicou Percival Henriques com vice do deputado, abrace a aliança com o PSB. Por ora, a renúncia parece pouco provável. Os membros da Comissão Interventora ainda não foram divulgados.

Depois de tanto vai e vem, é de se perguntar o porquê de o PT nacional insistir no apoio ao socialista. A intervenção foi a última cartada do partido, já que junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba e ao Tribunal Superior Eleitoral, não conseguiu êxito.

A presidente do PT-JP, Giucélia Figueiredo, fez a defesa pela manutenção da candidatura própria, durante reunião realizada nesta quarta-feira (14). Ela classificou a interdição de “violenta, truculenta e desnecessária”. Agradeceu ao deputado federal Frei Anastácio, por tê-la ajudado a fazer a defesa da “legalidade e da legitimidade de todo o processo que resultou na candidatura de Anísio Maia”.

Ela creditou ao ex-governador Ricardo Coutinho, a quem chamou de “o cacique da política paraibana, a ação que resultou na intervenção . “Essa decisão em nada muda a nossa candidatura majoritária”, destacou Giucélia, informando que o comitê de Anísio deve ser inaugurado próximo sábado, nos Bancários.

O blog consultou um advogado especialista em Direito Eleitoral e, a preço de hoje, só quem pode retirar a candidatura do deputado estadual seria ele próprio. É verdade que estará sujeito a retaliações. Caberá ao deputado, decidir se sustenta ou não o registro.

Maia foi escolhido em convenção partidária, no dia 16 de setembro deste ano, e também homologou a aliança com o PCdoB. No mesmo dia, o Diretório Municipal do PT protocolou o registro de Anísio, formalizando a Coligação “Unidos por João Pessoa” (PC / PCdoB).

Antônio Barbosa, que chegou a integrar a chapa de Ricardo como vice indicado pelo Diretório Nacional e que acabou retirado por determinação do juiz Fábio Leandro, da 64ª Zona Eleitoral de João Pessoa, classificou de decisão difícil, a tomada pela Nacional.

“Mas, necessária ao projeto de construção das forças progressistas em favor da aliança PT/PSB. Agora, é ofertar a bandeira branca aos Companheiros do nosso Partido e do PC do B, para que façamos a construção necessária capaz de derrotar o ‘bolsonarismo’ e as forças de direita da nossa querida João Pessoa”, disse Barbosa.

Perguntado como ficaria a situação de Anísio Maia, Antônio Barbosa respondeu que “a Comissão [interventora] vai procurar dar sequência à decisão do Diretório Nacional”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.