Mãe de Cabo Gilberto terá que excluir vídeo falso

Mãe do deputado estadual Cabo Gilberto (PSL), a senhora Maria de Santana Sá entrou na mira da Justiça Eleitoral, após ter divulgado vídeo apócrito contra o candidato a prefeito de João Pessoa, Cicero Lucena (PP), em um grupo do aplicativo de mensagem WhatsApp, intitulado “Liderança na Zona Sul”.

Cabo Gilberto Silva decidiu não seguir o partido nessas eleições, e é coordenador de campanha de Wallber Virgulino (Patriotas), da Coligação “Coragem para fazer o novo”. Já o PSL, comandado pelo deputado federal Julian Lemos, apoia a candidatura a prefeito do vereador licenciado João Pessoa, do Solidariedade.

A Coligação “Pra Cuidar de João Pessoa” entrou com uma Representação Eleitoral, com pedido de tutela antecipada de urgência, solicitando a retirada do vídeo do grupo. De acordo com a ação, o material divulgado “degrada, ridiculariza, prejudica e ataca a honra, imagem e dignidade do candidato a prefeito Cicero Lucena”.

A juíza da 1ª Zona Eleitoral, Cláudia Evangelina Chianca, deferiu o pedido e determinou que mãe de Cabo Gilberto exclua o vídeo do grupo imediatamente, sob pena do pagamento de multa diária, no valor de R$ 500,00, limitada ao valor de R$ 5 mil. Ela terá dois dias para apresentar sua defesa e cumprir a determinação. A decisão é datada deste sábado (10), o que dá até a próxima segunda-feira (12) para a exclusão.

A questão é que no WhatsApp, para se apagar uma “mensagem para todos”, o prazo máximo é de uma hora. Depois, a pessoa exclui, mas apenas para ela própria. A postagem continuará no grupo, mesmo que ela não queira. E, em caso de compartilhamento, não há controle.

Leave a Reply

Your email address will not be published.