Novo Normal estabelece regras para volta às aulas

Em decreto publicado no Diário Oficial, nesta sexta-feira (25), o governador João Azevêdo (Cidadania) estabelece as regras para o retorno às aulas presenciais na Paraíba, que ainda não tem uma data definida. São 400 escolas estaduais e 200 escolas municipais, e 600 mil pessoas circulando no ambiente escolar. O documento abrange as redes públicas e privadas de ensino, além das instituição de ensino superior.

O “Plano Novo Normal para a Educação da Paraíba” condiciona a volta a um diagnóstico prévio à retomada das aulas de aspectos pedagógicos, administrativos, de infraestrutura e de proteção à saúde física e mental dos membros da comunidade escolar e servidores de educação.

A execução do plano, de acordo com o decreto, deverá estar vinculada ao resultado de inquérito sorológico que analisa o impacto da retomada das atividades educacionais presenciais na prevalência da contaminação pelo vírus SARS-CoV-2 no território paraibano, realizado pelas autoridades sanitárias e de educação do Estado.

Segundo o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros, esse inquérito vai abranger dois mil lares, a partir da próxima semana. “Esse inquérito vai avaliar dois mil lares paraibanos com pessoas acima de 60 anos, convivendo no mesmo ambiente com crianças e adolescentes, de 3 a 17 anos, para avaliar o grau de imunidade e o que provocará o retorno das aulas presenciais”.

Dentro das unidades de ensino será obrigatória a utilização constante de máscaras por professores, técnico-administrativos, profissionais de apoio, estudantes e outras pessoas que eventualmente acessem a escola. Também terá que haver aferição de temperatura no perímetro interno da escola.

As instituições de ensino deverão implementar o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre todos os membros da comunidade escolar, em todas as atividades desenvolvidas e em todas as dependências da escola, devendo, assim, reorganizar as salas de aula, laboratórios e outros espaços coletivos, bem como a sinalização de rotas na escola quando necessário.

Confira aqui todas as medidas que constam no Plano Novo Normal para a Educação da Paraíba.

Leave a Reply

Your email address will not be published.