Acusado de improbidade, TRF5 absolve Veneziano

A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região manteve a absolvição do ex-prefeito de Campina Grande e atual senador Veneziano Vital do Rego (PSB) e deu provimento a Apelação do ex-secretário de Finanças Júlio Cesar de Arruda Câmara Cabral, nos autos do processo.

Veneziano já havia sido absolvido pela 4ª Vara Federal da Justiça Federal da Comarca de Campina Grande. À época, o relator, juiz convocado Luiz Bispo da Silva Neto, manteve a absolvição, dada a inexistência de qualquer ato de improbidade relacionado a Veneziano.

O advogado do senador, Luciano Pires, considerou como acertada a decisão do TRF5, “uma vez que os fatos apurados demonstram que o parlamentar, enquanto gestor do município de Campina Grande, sempre agiu com probidade e correção”.

Em relação ao ex-secretário de Finanças da PMCG Júlio César, o relator entendeu ausência de corresponsabilidade no fato apurado, dando provimento ao recurso impetrado por ele, afastando a condenação por improbidade.

Advogado de Júlio César, Jolbeer Amorim disse que a decisão foi “acertada, uma vez que inexiste nos autos qualquer prova que induza a prática de atos ímprobos por Júlio César, ressaltando que o TRF5 observou bem os documentos dos autos, restando evidenciada a inteira boa-fé do ex-secretário”.

No mesmo processo, o ex-diretor financeiro da Prefeitura, Rennan Trajano Farias, que havia sido condenado em 1ª grau pelo citado magistrado Federal, teve a condenação mantida pelo relator.

Leave a Reply

Your email address will not be published.