Isac e Regina recebem apoio em carta aberta

A professora Adelaide Alves Dias, professora titular do Centro de Educação (CE), da Universidade Federal da Paraíba, divulgou, nesta quinta-feira (20), uma carta aberta de apoio à chapa 1, “UFPB em primeiro lugar”, ao Reitorado da instituição.

A professora Adelaide ressalta a capacidade de liderança acadêmica e política dos professores Isac Medeiros e Regina Celi, que formam a chapa, para enfrentar as condições político, econômicas e sociais adversas enfrentadas pelas IFES em geral e pela UFPB em particular. Confira a carta abaixo:

“CARTA ABERTA DE APOIO À CHAPA UFPB EM PRIMEIRO LUGAR

Em primeiro lugar, gostaria de desejar saúde a todas e todos, extensivo a seus familiares e amigos. Estamos no auge de uma situação de emergência sanitária e na semana em que ultrapassamos o número de cem mil mortos pela COVID-19 em todo o país.

Assistimos, perplexos e indignados, à desconstrução de políticas sociais de saúde, educação e assistência, por parte do Governo Federal, implicando no aprofundamento e na ampliação das desigualdades social.

Estamos em tempos de desconstrução das políticas educacionais de inclusão social.

Neste cenário, a Educação enquanto um bem público vem sofrendo duros ataques de forças conservadoras que apostam no fracasso da qualidade da escola pública.

Estamos em tempos de aprofundamento dos ataques à autonomia das Universidades públicas brasileiras.

Os recentes cortes nas verbas das universidades federais nos coloca frente a frente com a necessidade ética e imperiosa de levantarmos nossa vozes, mentes e corações contra o sucateamento do ensino, da pesquisa e da extensão.

Os ataques à democracia interna das Universidades nos coloca frente a frente com a necessidade de lutar e resistir contra processos antidemocráticos de escolha dos dirigentes das IFES.

O caminho é o da luta e da resistência.

A luta e a resistência exige de nós grandeza e será mais efetiva quanto maior for a nossa capacidade de liderança acadêmica e política para enfrentar, com altivez, as condições político, econômicas e sociais adversas enfrentadas pelas IFES em geral e pela UFPB em particular.

Neste cenário, contar com um gestor experiente, que já tenha ocupado funções de liderança entre pares em nível nacional e que tenha capacidade de dialogar e negociar com docentes, discentes e servidores técnico-administrativos, em nível local e regional, é imprescindível.

Que tenha capacidade de construir canais dialógicos de participação e de deliberação internos, conectados com as demandas externas de crescimento voltadas à consolidação de patamares prestigiosos de inserção científica e social da UFPB na Paraíba, no Nordeste e no Brasil.

Que saiba liderar internamente respeitando os diferentes atores da comunidade acadêmica a fim de construir os consensos possíveis para avançar na consolidação de uma universidade cada vez mais forte, autônoma e plural.

Que, independentemente de suas convicções políticas, saiba ouvir e buscar atender as demandas por melhores condições de trabalho e de melhoria da nossa capacidade formativa e inovadora.

Que saiba se posicionar a favor da UFPB nos fóruns de representação nacional e internacionais.

Que tenha o reconhecimento de seus pares dentro e fora da UFPB. Que possa lutar contra os cortes de verba e a favor de políticas inclusivas.

Essas qualidades eu atesto no professor Isac Almeida e, por isso, minha opção é A UFPB EM PRIMEIRO LUGAR.

Dia 26 de agosto, vou de Chapa 1!”

Leave a Reply

Your email address will not be published.