Kita recorre, mas STF mantém eleições

O prefeito em exercício de Bayeux, Jefferson Kita, ingressou com uma Suspeição de Segurança no Supremo Tribunal Federal, nesta terça-feira (18), pedindo que sejam suspensas as eleições indiretas, marcadas para às 15h desta quarta-feira (19). Em decisão no início da noite, o presidente do Supremo, ministro Dias Toffolli, negou o andamento da liminar.

Na ação, Jefferson Kita pedia a suspensão da liminar concedida pelo juiz Francisco Antunes Batista, da 4ª Vara Mista de Bayeux, confirmada pelo desembargador Fred Coutinho, no último final de semana, que garantiu a realização das eleições indiretas amanhã.

Jefferson Kita também pediu que, caso o pedido seja acatado, que os efeitos deste tenham validade até que todas as ações impetradas na Justiça paraibana, suspendendo ou determinando a realização das eleições indiretas para prefeito e vice do município, tenham trânsito em julgado. Ou seja, quando esgotado todos os recursos possíveis.

Em resumo: o prefeito interino tenta se manter no cargo pelo menos até o 1º Turno das eleições (15 de novembro). O mandato de Berg Lima, caso não tivesse protocolado a renúncia, se encerraria em 31 dezembro. Sem falar que este ano teremos eleições municípios e Jefferson Kita deve disputar a reeleição.

Leave a Reply

Your email address will not be published.