Terezinha defende UFPB mais inclusiva em debate

Candidata a reitora da Universidade Federal da Paraíba, pela chapa “Inovação com Inclusão”, Terezinha Domiciano apresentou as melhores propostas para a instituição, durante debate realizado pela TV Master, na noite da segunda-feira (11). A candidata defendeu uma instituição mais inclusiva. Entre as propostas, Terezinha destacou investimentos nos cursos de graduação e pós-graduação, criação de bolsas para alunos e ampliação do funcionamento do restaurante e residência universitária.


“É importante resgatar a autoestima dos alunos e servidores da UFPB e para isso, vamos garantir a melhoria das condições de trabalho e estudo. A Universidade precisa mudar e vamos trabalhar de forma participativa, envolvente, tornando a instituição mais inovadora e referenciada”, ressaltou Terezinha, defendendo que a instituição tem um papel fundamental para o desenvolvimento da sociedade como um todo e, por isso, deve participar diretamente dos debates que envolvam a Paraíba.

A candidata defendeu uma universidade inclusiva, partindo do princípio de que todos os Campi e pessoas fazem parte da mesma instituição. “Vamos garantir nos Campi fora da sede mais oportunidades de crescimento. É preciso mais respeito. Essa é uma mesma instituição e precisa ser fortalecida e respeitada”, afirmou.

Durante o debate, Terezinha Domiciano demonstrou preocupação com as taxas de evasão e defendeu mais investimentos para manter os alunos em sala de aula. Para isso, disse que vai destinar recursos próprios da UFPB para atender os alunos em vulnerabilidade social, incluindo os estudantes dos cursos de pós-graduação. “Sobretudo, temos que fazer uma reformulação da academia, com reformulação de cursos com inovações tecnológicas para tornar a Universidade um espaço agradável e atrativo”, disse.

Para a candidata, é preciso trabalhar de forma constante junto aos programas de pós-graduação e os seus coordenadores, no sentido de fazer com que esses programas atinjam notas mais altas na avaliação da Caps, uniformizando todos os cursos. “Para isso, é fundamental termos mais investimentos em laboratórios, fazendo as reformas necessárias, garantindo a melhor utilização dos espaços com equipamentos modernos”, destacou, lembrando que o diálogo será permanente e de forma ordenada junto com todos os coordenadores.

Leave a Reply

Your email address will not be published.