Se depender dos pré-candidatos, pelos menos 11 estarão nas urnas

A depender do discurso dos pré-candidatos a prefeito, João Pessoa poderá ter nas urnas, no 1º Turno da Eleições 2020, pelo menos 11 candidatos de olho na tecla “Verde”, estando na cabeça de chapa. Dos 12 ouvidos pelo repórter Écliton Monteiro para o programa Correio Debate (98 FM), um disse aceitar participar da disputa ocupando uma possível vaga a vice.

Outra coisa, essas eleições municipais na Capital paraibana já podem ser consideradas as mais ecléticas da história. É um tal de todo mundo conversando com todo mundo, à exceção das oposições mais ferrenhas. João Pessoa tem mais de 522 mil eleitores e, analisando friamente, não comporta mais que oito candidaturas.

Nilvan Ferreira, pré-candidato do PMDB, afirmou o partido tem projeto definido na Capital. O senador José Maranhão disse, em nota no início da tarde desta sexta-feira (07), que o nome do partido é Nilvan. O comunicador disse que estar conversando com o deputado Wellington Roberto, presidente estadual do PL, e com o Avante, cujo processo de construção de alianças está sendo comandado pelo deputado Felipe Leitão. Sobre abrir mão para ser vice, foi rápido: “Nem pensar”.

Já Carlos Monteiro, escolhido através de processo seletivo pelo Rede Sustentabilidade, disse já ter mantido conversas com o PCdoB, que é da base do Governo, e com o PDT, que ainda não deu sinal de vida em João Pessoa. O partido também conversou com o Cidadania, partido do governador João Azevêdo. Apesar de ter sido escolhido pré-candidato a prefeito, Monteiro disse que quando se aceita participar de uma campanha, tem que estar preparado para tudo, isso inclui abrir mão da cabeça de chapa e seguir como vice.

O PSOL com Pablo Morais decidiu fugir do modelo de alianças e vai lançar a chamada “chapa puro sangue”, já que a pré-candidata a vice é do mesmo partido. O Unidade Popular, que estreia na disputa da Capital, tem como pré-candidato o jornalista Rafael Freire. “A nossa posição, que é do partido, é propagar a pré-candidatura a prefeito, da melhor maneira possível. É mais conveniente”.

João Almeida, pré-candidato do Solidariedade, com apoio da Direção Nacional, conversou com pelo menos seis pré-candidatos – Raoni Mendes, Cícero Lucena, Wallber Virgulino, Diego Tavares, Socorro Gadelha e Daniella Bandeiras – os três últimos agora ex-pré-candidatos do PV. Disse ainda ter conversado com o prefeito Luciano Cartaxo (PV), deputado Felipe Leitão (Avante) e com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP).

Pré-candidato pelo Patriota, Wallber Virgulino também afirmou estar conversando com muitos, mas não disse quem. “Sabemos que as coligações só fecham no último minuto”, lembrou o deputado. Mas, de cara, disparou “Ser vice está fora de cogitação”. Esse é o mesmo pensamento do pré-candidato do PSL, deputado federal Julian Lemos. Ele não foi localizado pelo repórter, mas já repetiu tantas vezes que não seria vice…

O deputado federal Ruy Carneiro, do PSDB, disse que só não tem conversado com o prefeito Luciano Cartaxo e com o governador João Azevêdo. Os três já foram um só em eleições não tão distantes. O tucano disse que não teria o menor sentido abrir mão de uma possível cabeça de chapa para ser vice.

Cícero Lucena, oficializado pré-candidato pelo Progressistas, praticamente “repetiu” o ex-correligionário Ruy. Disse que tem conversado com muitos pré-candidatos. Ele já tinha dito que não nega “prosa” a ninguém. Mas, o projeto é chegar até as convenções e passar por elas. “Estou entrando nessa eleição para fazer e cuidar de João Pessoa”.

O democrata Raoni Mendes já conversou com o PTB, Solidariedade – esses dois com pré-candidatos -, PSC que já anunciou apoio à pré-candidatura de Ruy Carneiro. Ao ser perguntado se abriria mão da pré-candidatura a prefeito para ser vice, não deu nem tempo de respirar. A resposta foi um sonoro “não”. O PT, por unanimidade, vai apoiar Anísio Maia, que assumiu a titularidade do mandato, na Assembleia Legislativa, com a morte prematura de Genival Matias. “Não fazemos negociata para ter apoio”, disparou o petista.

Wilson Filho estava “sumido” nessa pré-campanha, reapareceu essa semana, querendo mostrar a que veio. Assim como outros, disse ter conversado com alguns pré-candidatos e com o governador João Azevêdo, que ainda não definiu os rumos do partido para este ano. O petebista já disputou a vice em 2016 e 2018, mas disse que o projeto é a cabeça de chapa.;

A reportagem ouviu o vereador Bruno Farias, presidente do Cidadania em João Pessoa. É pré-candidato a prefeito, assim como o colega vereador Léo Bezerra. Os dois aguardam a definição de João Azevêdo: se o Cidadania vai mesmo lançar candidato a vice ou se apoiará um dos pré-candidatos postos. Eu apostaria em Cícero Lucena, do PP. Vamos aguardar!

O Correio Debate, apesar de muitas tentativas, não conseguiu contato com Edilma Freire (PV), Julian Lemos (PSL), Eduardo Carneiro (PRTB) e com o ex-governador Ricardo Coutinho, que apesar ser denunciado pelo Ministério Público da Paraíba, dentro das investigações pela Operação Calvário, não tem condenações. Tecnicamente, poderia entrar no páreo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.