Se fosse disputa por uma vaga na Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa teria 1 pré-candidato para cada 32,6 mil eleitores. A movimentação política de pré-campanha na Capital paraibana tem chamado a atenção, mais até do que a pandemia do novo coronavírus.

São 16 pré-candidatos e se contarmos ao pé da letra, o número chega a 20. É que o PV do prefeito Luciano Cartaxo tem quatro pré-candidatos postos e à disposição e o PSB do ex-governador Ricardo Coutinho tem pelo menos dois nomes, incluindo ele próprio.

Dados de junho deste ano, do Tribunal Superior Eleitoral, mostram que a Paraíba tem 2.966.748 eleitores, e João Pessoa, 522.267, representando 17,6% do total. Quando se faz as contas na ponta do lápis, hoje, temos 1 pré-candidato para cada 32,6 mil eleitores.

Se todos esses pré-candidatos sobreviverão às convenções – esta eleição serão realizadas de 31 de agosto a 16 de setembro – até dá para prever. Para se ter uma ideia, nas últimas cinco eleições municipais, a que registrou o maior número de candidatos na disputa foi em 2012: sete referendados em convenção.

O pleito de 2012 foi a que Luciano Cartaxo (ainda no PT) foi eleito, pela primeira vez, prefeito de João Pessoa. Nessa eleição, além de Cartaxo, disputaram Cícero Lucena (PSDB), Estela Bezerra (PSB), Renan Palmeira (PSOL), Antônio Radical (PSTU), Lourdes Sarmento (PCO) e José Maranhão (MDB).

Leave a Reply

Your email address will not be published.