Quem precisa de quem? O Cidadania do PV ou o PV do Cidadania. Muito tem se falado em uma possível aliança entre o governador João Azevêdo e o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo. É claro que, a essa altura do campeonato, ninguém vai adotar um discurso de “já ganhou” e dizer que não quer. O que está em jogo, nesse cenário de indefinição por parte das duas legendas, é a sobrevivência política.

Vejamos. Cartaxo está em seu segundo mandato de prefeito e precisa eleger o sucessor nas eleições municipais de novembro, para “se manter vivo politicamente” e, quem sabe em 2022, poder colocar o nome de verdade e com mais segurança na disputa pelo Governo do Estado.

João, por sua vez, saiu de uma eleição majoritária vencedor, mas vive um pouca à sombra no quesito “só foi eleito por conta de Ricardo Coutinho”. Primeiro, eu acho que teve a participação do socialista sim, não dá para negar. Mas, dizer que foi só por isso, não. João mostrou muito anos que tem competência para administrar o Estado. Mas, politicamente falando, será nessa eleição que ele precisará sair “vencedor” e se manter vivo de olho na reeleição em 2022.

Os dois partidos têm bons nomes. Mas, sejamos sinceros, não é aquele nome. Então, juntos, darão a liga necessária para esquentar a disputa. Agora, os dois também têm um objetivo final em comum: a disputa em 2022. Se a aliança for firmada agora, garantir que ela chegue até 2022, é assinar cheque em branco.

Leave a Reply

Your email address will not be published.