O Plano de Rastreamento Mamográfico de João Pessoa, uma das propostas de campanha, foi posto em prática nesta sexta-feira (05), pelo prefeito Cícero Lucena (Progressistas). “Começamos oficialmente um dos grandes compromissos de campanha. A partir de hoje, em João Pessoa, todos os meses serão rosa. As mulheres acima dos 40 anos farão a mamografia no mês do aniversário. É prevenção. É cuidado. Estou feliz em poder iniciar um trabalho tão importante”.
O planejamento consiste na busca ativa de mulheres na faixa etária de referência no combate ao câncer de mama, organizando o atendimento de acordo com o mês de aniversário, de forma a evitar filas, longas esperas e aglomerações. O ato, que também marca o Dia Nacional da Mamografia, aconteceu no Hospital Municipal Santa Isabel que, em breve, será centro de referência em mastologia na Capital.
“Esse programa tem o simbolismo maior de fazer a prevenção para cuidar das mulheres, permitir que a doença seja diagnosticada no princípio e, a partir disso, oferecer o melhor tratamento. Ao cuidar da mulher estamos cuidando de uma família”, declarou o prefeito. Durante a visita ao Santa Isabel, o gestor distribuiu rosas às mulheres presentes na solenidade.
A partir do novo plano, as mulheres residentes em João Pessoa com idade entre 40 e 70 anos serão convidadas a realizarem seus exames de mamografia de rastreamento contra o câncer de mama no mês de aniversário.
Assim, deverá evitar a formação de filas e aglomeração na realização desses exames nos meses que normalmente são relacionados aos cuidados com a saúde da população feminina, como março, maio e, especialmente, outubro devido à campanha Outubro Rosa.
O vice-prefeito Leo Bezerra (Cidadania) disse que é meta da Prefeitura reformar o hospital. “Voltar a funcionar para o seu fim, que é atender bem, fazer cirurgias e, agora, também ofertar este serviço à mulher”, afirmou.
Para garantir o atendimento, a Secretaria de Saúde do município está realizando um levantamento de endereços e contatos telefônicos das mulheres residentes no município. O plano será colocado em prática assim que o levantamento for concluído e o órgão tiver a disponibilidade de dados.
“O rastreamento é fundamental para a redução da mortalidade por câncer de mama, pois possibilita o tratamento precoce e menos invasivo para a mulher. Além disso, é primordial que a usuária da rede pública tenha acesso a uma mamografia de qualidade”, afirmou o secretário Municipal da Saúde, Fábio Rocha.
Leave a Reply