Manter Hugo Motta na presidência é tido como ponto de equilíbrio em meio à polarização

A reeleição do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara Federal pode estar deixando de ser apenas uma questão de articulação política para se transformar em uma estratégia de equilíbrio de poder no Congresso Nacional. Muitas forças já enxergam isso. Já são 12 partidos que anunciaram apoio ao paraibano.

E por quê?

O Senado, que durante muito tempo foi visto como a Casa da estabilidade política, tem sido rotulada, após o primeiro turno das eleições, como a “casa da polarização”. O PL entrará 2027 com um terço dos senadores, 19 são novos e 9 já tinham cadeiras. O partido se prepara para ocupar a presidência e é quase certo que consiga. A tendencia é de um Senado mais radical.

Nesse cenário, a disputa pelo comando da Câmara ganha outro significado.

Manter Hugo Motta no comando pode ser, para diferentes forças políticas, uma forma de evitar que o PL e a a direita conservadora ampliem seu controle sobre o Congresso.

Porque uma coisa é ter uma bancada numerosa. Outra, bem diferente, é controlar a agenda legislativa, definir prioridades, influenciar diretamente a relação entre o Legislativo e o governo federal.

E é justamente aí que entra o cálculo das lideranças que já sinalizaram apoio a Hugo.

A avaliação pode ser a de que é mais prudente manter Motta, um nome que transita por diferentes alas do Congresso, do que entregar a presidência da Câmara a alguém do PL ou diretamente alinhado ao partido da família Bolsonaro.

Caso o PL assuma a Câmara, e em se confirmando no Senado, não ampliaria apenas sua presença política. Poderia fortalecer sua influência nas duas Casas do Congresso, com reflexos sobre a agenda nacional e o próprio funcionamento do governo, independente de quem vencer a eleição neste segundo turno. Sem falar que seria muita poder nas mãos de um único partido ou agrupamento.

Mas atenção: isso não significa que Hugo Motta esteja com a reeleição garantida.

Significa que, diante de um Congresso cada vez mais tensionado, a escolha do presidente da Câmara pode ser também uma decisão sobre os limites do poder de cada grupo político.

No fim, a disputa vai muito além de quem preside a Câmara. A questão central é quem terá poder para definir o que o Congresso vota e o que fica parado. Partindo dessa premissa, Hugo Motta tem sido chamado por muitos, de governistas a opositores mais moderados, de “salvador da Pátria”, gostando dele ou não.

Previous Article

João Corujinha chega a 21 apoios com adesão de Toinho Pé de Aço

Next Article

‘Carta aberta’ a Vital Costa: o problema não é o bóton, mas o respeito à “casa” em que vive