Lançado nesta segunda-feira (17) o programa ‘Antes que aconteça’ e suas ações no Pré-Carnaval de João Pessoa. O anúncio foi feito pela coordenadora-nacional do programa, senadora Daniella Ribeiro, ao lado do prefeito Cícero Lucena e autoridades políticas.
As ações no Pré-Carnaval de João Pessoa contam com material de divulgação nos principais blocos carnavalescos da capital, além da distribuição de bottons e exibição de jingle, que foi apresentado durante o evento.
Equipes especializadas estarão em pontos estratégicos da festa para oferecer informações e suporte às mulheres.
A coordenadora-estadual do programa, Camila Mariz Ribeiro, segunda-dama da Paraíba, também esteve presente ao evento que aconteceu no Centro Administrativo Municipal.
Daniella Ribeiro iniciou pedindo um minuto de silêncio pela memória das vítimas de feminicídio no país. Em seguida, agradeceu ao prefeito Cícero Lucena pela parceria exitosa, assim como também a feita com o Governo da Paraíba e os demais parceiros do programa.
Em sua fala, Camila relatou um pouco do que enfrentou, quando sua mãe foi vítima de feminicídio, no Sertão da Paraíba. Emocionada, ela fez um apelo para que outras mulheres não se tornem vítimas desse tipo de crime que destrói famílias.
Cícero Lucena elogiou a iniciativa da senadora e vestiu, literalmente, a camisa do evento, entregue pela senadora a ele e ao vice-prefeito Léo Bezerra.
Além de João Pessoa, as ações do Antes que aconteça também serão realizadas em outros municípios paraibanos, a exemplo do Conde e de Cajazeiras.
Antes que aconteça – O programa Antes que aconteça é a maior ação voltada à proteção e defesa da mulher já anunciada no país. A ação foi idealizada e anunciada pela senadora paraibana Daniella Ribeiro, em dezembro de 2023, no Congresso Nacional. Na ocasião, Daniella era presidente da Comissão Mista de Orçamento.
O programa foi pensado pela senadora Daniella e por outras mulheres. São elas: a deputada federal Soraya Santos, procuradora da Mulher na Câmara dos Deputados; a segunda-dama da Paraíba, Camila Mariz Ribeiro, coordenadora-geral do programa na Paraíba; a juíza Renata Gil, conselheira do CNJ; a advogada e jurista Luciana Lossio, ex-ministra do TSE; e a professora Nadja Oliveira, diretora-técnica do Parque Tecnológico da Paraíba.
Pioneirismo da Paraíba – O pioneirismo do programa é da Paraíba, através da parceria celebrada, no início de junho de 2023, pela senadora com o Tribunal de Justiça da Paraíba, o Governo da Paraíba e a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba. Desde então, outros parceiros se juntaram ao programa, que é realizado com apoio do Governo Federal, através do Ministério da Justiça.