Partido de João Azevêdo elege o maior número de prefeitos

Partido do governador João Azevêdo, o PSB foi o que mais elegeu prefeitos nas eleições deste ano. Dos 223 municípios, a legenda venceu a disputa em 69, além de ir para a disputa, em segundo turno, em Campina Grande, com Jhony Bezerra.

O cenário conquistado pelo partido nesse primeiro turno já dá indicativo para as eleições majoritárias de 2026, com João deixando o governo e o PSB largando com dois “cabos eleitorais”: a gestão bem avaliada do governador e a presença dos municípios.

O PSB também está na disputa do segundo turno em João Pessoa, com o vice-prefeito Leo Bezerra, companheiro de chapa do prefeito e candidato à reeleição Cícero Lucena (PP), que vai enfrentar o ex-ministro Marcelo Queiroga (PL).

Após o segundo turno, o governador João Azevêdo assumirá o comando do PSB, em um acordo feito com o presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira.

O ‘top 5’ tem ainda o Republicanos, partido do deputado federal Hugo Motta, este com pretensões maiores para 2026, que elegeu 50. O MDB do senador Veneziano Vital do Rêgo aparece em terceiro com 23 gestores.

O União Brasil, comandado pelo senador Efraim Filho, vem em quarto com (22. Já o Progressistas do vice-governador Lucas Ribeiro, candidato natural ao governo em 2022, fez 19 prefeitos.

Os partidos que integram a base do governador elegeram 155 prefeitos, podendo chegar a 157 com o resultado do segundo turno. Já a oposição, que tem Efraim Filho, Veneziano e o ex-deputado Pedro Cunha Lima (PSDB).

De olho na polarização Lula-Bolsonaro, o PT do atual presidente da República elegeu apenas um prefeito. O PL do ex-presidente, nesse quesito, saiu ganhando. Terá uma base de 11 gestores a partir de 2025.