Lula garante triplicação da BR-230 e Ramal Piancó até final do mandato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantiu a conclusão das obras de triplicação da BR-230 e a conclusão do Ramal do Piancó, chamado Terceiro Eixo da Transposição das Águas do Rio São Francisco, no Vale do Piancó, até o final do seu mandato.

Em entrevista à Rede Mais Rádios/POP FM, nesta sexta-feira (30), para 26 emissoras em todas as regiões do estado, o chefe do Executivo nacional falou sobre as obras estruturantes no estado, política e a agenda de compromissos na Paraíba.

“Se está definido no PAC que terá mais um canal, haverá mais um canal. Não podemos só sonhar, tem que acontecer. O que está no PAC tem que acontecer”, reforçou o presidente ao falar sobre a conclusão das obras da Transposição no estado, com a realização do Ramal Piancó, usará a água de Mauriti, no Ceará, fazendo chegá-la a Paraíba por Conceição até chegar ao Rio Piancó. A estimativa é que, quando concluída, a obra garanta o abastecimento em pelo menos 36 municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

O presidente afirmou ainda que o Governo Federal busca concluir “definitivamente” as obras do Canal Acauã-Araçagi. Ele entrega nesta sexta-feira (30) o Lote 2 (trechos I e II) da Vertente Litorânea Paraibana e anuncia o início do Lote 3.

“É uma obra que começou com a Presidente Dilma, teve uma paralisia depois que ela foi ‘impichada’. Dilma fez 73% da obra do canal 1. Vamos inaugura o 2 e dar inicio ao 3, porque queremos terminar definitivamente”, afirmou o presidente da República.

BR-230 – Já a conclusão das obras de triplicação da BR-230 na Paraíba deve ocorrer até o fim do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo garantiu o próprio chefe do Executivo na entrevista à Rede Mais. Lula assegurou que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está empenhado na finalização do projeto para melhorar a mobilidade no estado.

“O Dnit está comprometido em terminar essas obras. Eu quero terminar. Pode ficar certo que a BR-230 vai sair. É um compromisso meu”, garantiu o presidente.

Outro tema na área de mobilidade de destaque no estado é a reativação da malha ferroviária como estratégia para o aumento da competitividade, defendida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Iniciada há anos, a construção da mais importante ferrovia do Nordeste, a Transnordestina Logística (TLSA), não inclui o estado e a ausência da Paraíba na obra depende do interesse local, segundo o presidente.

“Não estava no projeto original nem a Paraíba e nem o Rio Grande do Norte, mas à medida que os governadores entendam que é importante para o estado, não custa fazer ligação. Vou conversar com o governador João Azevêdo sobre o assunto”, avaliou Lula, destacando o interesse em ampliar a malha no estado para fazer o escoamento de produção.