PSB aprova federação com Solidariedade e PDT

A Executiva Nacional do PSB aprovou, por ampla maioria, a proposta de formação de uma federação partidária com o PDT e o Solidariedade. A reunião contou com a participação do vice-presidente da República Geraldo Alckmin. O governador João Azevêdo também esteve presente.

A decisão autoriza o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, a estabelecer o diálogo com os partidos. A possibilidade de criação da federação consta do documento discutido na reunião desta quinta-feira (9), em Brasília.

Também estiveram presentes à reunião o ministro Márcio França (Portos e Aeroportos), o governador Renato Casagrande (ES), e os líderes do partido no Senado, Jorge Kajuru, e na Câmara, Felipe Carreras.

De acordo com o presidente Carlos Siqueira, o objetivo é criar uma federação partidária que represente uma nova força de centro-esquerda.

“A realidade do sistema político exige uma racionalização do número de partidos no país, que apresentem programas mais claros à sociedade e, com isso, acredito que podemos ampliar a base de apoio ao campo progressista nas eleições de 2024 e 2026”, avalia Siqueira.

Na Paraíba, o Solidariedade está na base de João Azevêdo e elegeu dois deputados estaduais: Eduardo Carneiro e Eduardo Brito. Esse último, apoiou Pedro Cunha Lima no segundo turno das eleições passadas. O partido, recentemente, incorporou o PROS.

Já o PDT estava na base do governo. Passou por intervenção e o comando saiu das mãos da ex-vice-governadora Lígia Feliciano. O partido fechou apoio a Pedro Cunha Lima. Não elegeu parlamentares na Paraiba em 2022.

Leave a Reply

Your email address will not be published.