A emancipação política de Mamanguape, no dia 25 deste mês, se transformou em alvo de disputa entre os grupos políticos da prefeita Eunice Pessoa (PSB) e do deputado estadual Eduardo Brito (Solidariedade).
A gestora disse que não teria como realizar uma festa, o segundo resolveu fazer. O caso foi parar na Justiça.
Resultado: a festa dos 168 anos irá acontecer com Padre Nilson (dia 23) e Walkyria Santos (dia 24), entre outras atrações.
De quebra, elevou o tom da campanha eleitoral na cidade. Eunice vai apoiar o vice-prefeito Zenóbio Rodrigues (PSB) e Eduardo já colocou o nome no jogo.
Tudo começou quando a prefeita anunciou, em vídeo postado nas redes sociais, de que não realizaria festa. Justificou as quedas no repasse do Fundo de Participação dos Municípios. Mas, não passou em branco. Anunciou um pacote de obras – que aconteceu na última sexta-feira (20).
Eduardo resolveu bancar a festa. Mas, o local escolhido pelo deputado, no Centro, não foi liberado pela Prefeitura, alegando engarrafamentos, degradação do patrimônio e que a área não comporta mais festividades.
A gestão ainda mandou colocar tendas para evitar a realização. Ofereceu outra área, o que não foi aceito.
O deputado entrou na justiça em Mamanguape e obteve uma liminar. De quebra, o juiz ainda determinou a retirada das tendas com multa de R$ 10 mil por hora. Nesse sábado (21) a noite, com a presença da Polícia Militar, oficiais de justiça retiraram as tendas.
O fato foi comemorado por apoiadores de Eduardo Brito nas ruas. Mas, a pergunta que não quer calar: de onde sairá o dinheiro para pagar a festa? Recursos próprios do parlamentar?
É fato que o deputado ganhou popularidade ao peitar a prefeita, o que não significa eleição ganha.
Já a prefeita, que no início do mês anunciou medidas de contenção de despesas devido às quedas do FPM, não teria como manter o discurso caso realizasse a festa.
Lembrando que Eduardo e a deputada Danielle do Vale, filha de Eunice, integram a base do governador João Azevêdo na Assembleia Legislativa da Paraíba. Em Mamanguape, o PSB vai apoiar Dr. Zenóbio.
Leave a Reply