Chió debate propostas para equipe de transição de Lula

Às vésperas de desembarcar em Brasília, para participar de um Grupo de Trabalho sobre Desenvolvimento Regional, com a equipe de transição do presidente Lula (PT), o deputado estadual Chió (Rede) reuniu representantes de instituições e segmentos ligados à economia solidária, saneamento básico, habitação, abastecimento de água e agropecuária.

De acordo com o parlamentar, os temas estão ligados diretamente as competências do Ministério do Desenvolvimento Regional, e que impactam diretamente a vida de milhares de paraibanos, por isso, a importância de ouvir as demandas desses segmentos.

“Foi um momento de muita troca com professores das nossas universidades, representantes de instituições, presidentes de sindicatos, e paraibanos que pensam e trabalham diariamente em vertentes do nosso desenvolvimento regional”, destacou Chió.

Ele complementou: “O nosso mandato conclui ainda hoje um documento com todas as sugestões, propostas e diagnósticos desses segmentos, para que possamos debater de forma oficial com a equipe de transição em Brasília”.

O coordenador do Movimento Plannes, Wendell Lima, destacou a importância da nova gestão do Ministério do Desenvolvimento Regional investir na agricultura familiar, esfera que segundo ele foi abandonada.

“É preciso um investimento de 30 a 40% na aquisição pelo PNAE, a volta do PAA, bem como, que a Sudene esteja acessível para pequenos produtores e pequenas cooperativas. O MDR precisa ter um olhar especial para agroindustrialização e processamentos da produção da agricultura familiar e na defesa agropecuária”, destacou.

O professor e mestrando em Desenvolvimento Regional pela UFPB, Fábio Alves, lembrou a importância do MDR rever a política habitacional, bem como, provocar a retomada da interiorização das universidades públicas em todo o Brasil.

O coordenador da Rede paraibana de Bancos Comunitários e membro da Incubadora de Economia Solidária da UFPB, Daniel Pereira, antecipou que na próxima semana, Brasília sedia a Plenária Nacional de Economia Solidária.

Ele ressaltou ser fundamental a mobilização de deputados, senadores, bem como, do Grupo de Trabalho sobre Desenvolvimento Regional da equipe de transição, na atividade.

Adriano Leite (PT), liderança na área de agricultura familiar e arranjos produtivos em caprinocultura no Curimataú paraibano, lembrou a pauta da água, entre as prioridades para o desenvolvimento regional, no Brasil dos próximos quatro anos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.