Deputados querem pacote de bondades para votar adiamento das eleições

Sabem aquela máxima de que político não dá ponto sem nós. Então… A Câmara dos Deputados deve votar na tarde desta quarta-feira (01) a Proposta de Emenda à Constituição nº18/2020, já aprova pelo Senado, e que adia as eleições municipais deste ano para os dias 15 (1º Turno) e 29 de novembro (2º Turno). Mas, não sem antes um pacote de contrapartidas. E a parte de como realizar uma eleição em meio a uma pandemia vai ficando em segundo plano.

Lembrei da votação do projeto da Reforma da Previdência, que só foi aprovado após a liberação de milhões em emendas parlamentares aos deputados. Por fora, muito discurso bonito a respeito da necessidade, internamente negociações intensas sob risco da não aprovação.

No Senado, a discussão foi até tranquila sobre qual melhor prazo. Alguns senadores ainda tentaram adiar para 2022 as eleições deste ano, o que acarretaria um pleito unificado, que precisa ser discutido, mas não em meio a uma pandemia, e uma extensão dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores em dois anos e meio. A tese não vingou.

Parlamentares do chamado ‘Centrão’ condicionar o adiamento das eleições à volta da propaganda política partidária, no caso as inserções de 30s, abolida na Reforma Eleitoral de 2017. A propaganda eleitoral na TV e no Rádio permanece. Já os prefeitos pressionam “seus deputados” para que seja votada a MP 938/2020 que cria um auxílio financeiro de R$ 16 bilhões para estados e municípios prometidos para compensar as perdas devido à pandemia do novo coronavírus. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), disse achar um erro “juntar uma coisa à outra”.

A PEC é o único na pauta de hoje e precisa ser votada em dois turnos, assim como ocorreu no Senado. A sessão está marcada para as 14h30.

Previous Article

Senado aprova lei que combate fake news, mas deixa de fora quem paga

Next Article

PV de Luciano Cartaxo ganha apoio do PROS para eleição

Write a Comment

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *