Em reunião realizada neste sábado (30), para discutir um possível pedido de filiação do ex-governador Ricardo Coutinho ao PT, a maioria das forças representativas na instância partidária se posicionou contrária ao retorno do socialista aos quadros da legenda.
A volta de Ricardo ao PT contaria com o apoio do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e da presidente nacional da legenda, deputada federal Gleisi Hoffmann. O ex-governador está filiado ao PSB e tenta se cacifar para uma disputa ao Senado ou à Câmara Federal.
A reunião foi realizada com participação do deputado federal Frei Anastácio e o deputado estadual Anísio Maia, com apoio do prefeito de Picuí, Olivânio. As forças tomaram essa posição visando, principalmente, o fortalecimento do palanque de Lula na pretensa campanha do petista à presidência da República, com as forças progressistas.
Ainda na reunião os participantes ressaltaram que o Partido dos Trabalhadores deve continuar se pautando em posições democráticas, construídas sem interferências autoritárias.
Também ficou definido que, caso a filiação de Ricardo Coutinho ao PT seja pautado oficialmente na instância partidária, as forças se posicionarão de forma unificada e contrária ao retorno do ex-governador ao partido.
Participaram representantes das seguintes forças políticas:
- Coletivo Reviravolta
- Articulação de Esquerda
- Militância Socialista
- Avante
- PT pela Base
Leave a Reply