O reitor da Universidade Federal da Paraíba, Valdiney Gouveia, decidiu cobrar 46 meses de aluguel, além de contas de água, energia e Wi-fi, ao Diretório Central dos Estudantes da instituição, gerando revolta. O “boleto” chegou na última segunda-feira (19). Os diretorianos afirmam que não vão pagar. Eles alegam perseguição por parte do atual reitor, que foi alvo de protestos contra a sua posse.
Valdiney Gouveia foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ele obteve zero pontos na escolha da lista tríplice formada pelos três conselhos da instituição, ficando em último lugar. A pergunta a ser feita agora é: Essas contas eram cobradas por gestões anteriores?
Segundo a notificação, está sendo cobrado aluguel (R$ 30,87 por m2), água e energia, em valor total de R$ 870 mil. A entidade classificou de absurdo a cobra, em qualquer momento, sobretudo em plena pandemia. “Beira um devaneio da administração central”, diz texto postado no Instagram do DCE/UFPB, que entende-se ser parte da universidade.
E continua o texto: “Estamos há seis dias atendendo mais de três mil pessoas em nosso Instagram devido ao SISU 2021, auxiliando cada dúvida que surge, cada incerteza, por muitas vezes acalmando centenas de feras/calouros, fazendo reiteradamente o trabalho da PRG e, incessantemente, o trabalho da PRAPE. Esperamos até hoje [21], pois seria o último dia de cadastro dos novos feras/calouros na primeira chamada. Estávamos concentrados e focados em auxiliar quem precisasse de nós durante esse momento tão importante que é o seu primeiro contato com a universidade, mesmo que de forma virtual”.
O Diretório alega que desde o dia 16 de março de 2020, quando a UFPB decidiu paralisar as atividades de forma presencial, devido a pandemia do novo coronavírus, a entidade continuou atendendo e auxiliando os estudantes, além de realizar campanhas de arrecadação de alimentos e defender a abertura de editais. “Como nós temos certeza que vocês conhecem essa trajetória queremos dizer a todos os estudantes que obviamente que nós não pagaremos”.
“Não somos uma empresa para pagar aluguel por uso do espaço, por energia, água e Wi-fi, esse espaço é nosso, conquistado historicamente por centenas de estudantes que passaram antes de nós. Sendo assim entendemos que está cobrança é direcionada aos estudantes que compõem e já foram gestão do Diretório Central dos Estudantes. Nós iremos passar, você irá passar, mas a entidade ficará e dentro da UFPB”.
Leave a Reply