O retorno das aulas presenciais e a vacinação dos profissionais da educação foram os temas da pauta de reunião entre o governador João Azevêdo (Cidadania), no final da tarde desta terça-feira (06), com representantes dos sindicatos, associações dos professores e trabalhadores das redes públicas e privadas, sindicatos patronais, representantes das universidades públicas e privadas e representação de pais de alunos.
Atualmente, por força de decreto estadual, as escolas públicas – municipais e estaduais – só podem funcionar com ensino remoto. Na rede privada, foi liberado os ensinos infantil e Fundamental 1. Já as universidades estão em sistema online. A previsão é que as aulas comecem a ser retomadas, de forma gradual, a partir da próxima segunda-feira (12).
“Essa foi uma oportunidade de conhecer o posicionamento de cada um. Nós enfrentamos um momento muito difícil, infelizmente, todos temos perdas e precisamos da união de forças nessa luta pela vida”, enfatizou o governador. Ele destacou a contribuição de cada representante para embasar as análises acerca das modalidades de ensino no estado.
João Azevêdo também ressaltou a luta dos governadores junto ao Ministério da Saúde para priorizar a vacinação dos profissionais de Educação dentro do Plano Nacional de Educação. “Nós sabemos que a vacina é a única forma de proteção e não vamos desistir dessa luta, assim como fizemos com as forças de Segurança. O que queremos é proteger os educadores e os alunos e alunas”, acrescentou.
Ele ainda ressaltou, na oportunidade, a primeira colocação da Paraíba no ranking nacional do Índice de Educação à Distância (EAD), realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O prefeito da Capital, Cícero Lucena (Progressistas), também participou da reunião, que aconteceu por videoconferência. “Ouvimos comentários, sugestões e reivindicações e cabe a nós agirmos setorialmente para a retomada disto, que é essencial para todos, mas preservando a vida”, afirmou o gestor.
Além dos secretários de Estado Daniel Beltrammi (executivo da Gestão Hospitalar), Cláudio Furtado (Educação) e Fábio Andrade (procurador-geral do Estado), participaram da reunião virtual, os reitores Valdiney Gouveia (Universidade Federal da Paraíba – UFPB), Célia Diniz (Universidade Estadual da Paraíba – UEPB), Nicácio Lopes (Instituto Federal da Paraíba – IFPB) e Antônio Fernandes Filho (Universidade Federal de Campina Grande – UFCG).
A videoconferência ainda contou com a participação de Antônio Arruda (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba – IFPB), Mauriene Freitas (Associação dos Docentes da Universidade Estadual da Paraíba), Avenzoar Arruda (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino Privado da Paraíba), Odésio Medeiros (Sindicato das Escolas Privadas), Canyon Diniz (Sindicato das Instituições de Ensino Superior), Fernando Borges (Sindicato dos Trabalhadores de Ensino Superior da Paraíba) e Luiza Onofre (representante do Pais pela Educação).
Leave a Reply