Projeto de Lei apresentado pela senadora Daniella Ribeiro (Progressistas), nesta terça-feira (16), prevê a inclusão de grávidas e puérperas nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19. A senadora disse que tomou a iniciativa após ser alertada por médicos que relatam a gravidade da doença quando acometem gestantes e puérperas, ainda que não tenham comorbidades.
O projeto, se aprovado, altera a lei que dispõe sobre a organização das ações de Vigilância Epidemiológica, dentro do Programa Nacional de Imunizações. “Sabemos que o ideal é que toda a população seja vacinada, e essa é a nossa maior luta. Todos precisam da vacina, mas enquanto enfrentamos a escassez, precisamos priorizar os mais vulneráveis, entre eles as grávidas e puérperas”, afirmou a senadora.
A proposta garantirá a vacinação de grávidas e puérperas logo após o grupo de pessoas com mais de 65 anos de idade. Na justificativa, a senadora destacou o alerta repassado por profissionais de saúde sobre o maior risco de mulheres grávidas desenvolverem a Covid-19 de forma grave.
Inicialmente não recomendada para esse público, agora, a Organização Mundial de Saúde recomenda que cada situação seja discutida e analisada entre médico e paciente. A própria OMS também alerta para os riscos da Covid-19 em grávidas.
Leave a Reply