Colunista de O Globo aponta apoio de Lula a Nabor e acende alerta na pré-campanha de Veneziano

Em nota publicada neste domingo (7), o colunista de O Globo, Lauro Jardim, diz que o presidente Lula não deve apoiar a reeleição do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB). O motivo tem nome e sobrenome: Nabor Wanderley (Republicanos).

Na avaliação do colunista, o bom relacionamento construído entre Lula e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), traz reflexos diretos na disputa pelas vagas ao Senado na Paraíba.

No comentário, Jardim diz que “Lula não vai fazer “desfeita” a Hugo extensivo a Nabor, que já declarou apoio ao petista. A base governista tem ainda o ex-governador João Azevêdo (PSB), que recebeu convite público do presidente para entrar na disputa.

Sob a presidência de Hugo Motta, a Câmara tem sido ambiente estável e seguro para aprovação de propostas de interesse de Lula. Apesar dos embates governo-oposição, a liderança do deputado paraibano tem sido decisiva, de não permitir a contaminação da disputa polarizada em matérias importantes para o país.

A análise do colunista surge no momento em que Nabor cresce nas pesquisas de intenção de voto. Em menos de 30 dias, o pré-candidato registrou avanço de 10 pontos percentuais, respaldado por uma base de apoio que conta de mais de 170 prefeitos, além de vice-prefeitos, vereadores e lideranças espalhadas por todas as regiões do estado.