Sargento Neto defende nome único das oposições, mas há entraves

Além de repetir o discurso de união das oposições para as eleições de 2026, o deputado estadual Sargento Neto (PL) defende o lançamento de uma candidatura única para disputar o Governo da Paraíba. O nome mais forte, acredita ele, é o do senador Efraim Filho (União Brasil).

Quando ele fala das oposições, se refere a ligada ao grupo Cunha Lima, que engloba Efraim, Pedro Cunha Lima, o deputado Romero Rodrigues e o senador Veneziano Vital do Rêgo, e a ligada ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que tem Marcelo Queiroga, os deputados Cabo Gilberto Silva e Walber Virgolino, e Sergio Queiroz.

Em entrevista ao Arapuan Verdade (Arapuan FM), o parlamentar alertou que lançar mais de um nome enfraqueceria o grupo e poderia repetir os erros cometidos nas últimas eleições, prejudicando as chances de vitória.

Embora tenha afirmado que aguardará a decisão do PL para se posicionar, o deputado reiterou que a melhor estratégia seria a união de todas as forças oposicionistas. Sobre qual nome seria o mais adequado para representar o grupo, Sargento Neto destacou que há bons nomes na oposição, mas destacou que Efraim Filho é o nome mais forte na disputa.

O presidente do PL na Paraíba, Marcelo Queiroga, também é favorável a uma candidatura única das oposições desde que seja garantido um palanque para o candidato a presidente da República que representará o bolsonarismo.

Caso não seja possível, ele irá para a disputa pelo Governo. O ex-ministro disputou as eleições de 2024 em João Pessoa. Surpreendeu e chegou ao segundo turno contra o prefeito Cícero Lucena (PP).

Outro entrave seria a presença de Veneziano na chapa, que vai disputar a reeleição no Senado. Ele é apoiador declarado do presidente Lula (PT), principal adversário do ex-presidente Jair Bolsonaro.