Relator do inquérito que apura tentativa de golpe de estados, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, votou para tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete.
‘Não há dúvida que Bolsonaro conhecia e manuseava minuta do golpe’, diz Moraes durante a leitura de seu relatório. O ex-presidente desistiu de ir ao Supremo acompanhar o julgamento/
Chamado núcleo crucial também tem Alexandre Ramagem, Almir Garnier Santos, Anderson Torres, General Augusto Heleno, Mauro Cid, Paulo Sérgio Nogueira e Braga Netto.
Argumenta o ministro: “apesar de algumas alegações de que minutas de golpe são normais, que correm pela internet, não é normal que o presidente que acabou de perder uma eleição se reúna com comandantes do Exército, Marinha e ministro da Defesa para tratar de minuta de golpe”;
Alexandre de Moraes citou ainda mensagem em que se pede para ampliar as críticas de militares que não aderiram ao golpe. Afirma: “até a máfia tem um código de conduta de que os familiares são civis, não entram na guerra, mas parece que aqui lamentavelmente não foi seguido”.