Ex-candidato a presidente da República, o deputado federal Aécio Neves (PSDB) protocolou um projeto de lei na Câmara que disciplina os pronunciamentos oficiais. O partido, em publicação nas redes sociais, afirma que o presidente Lula (PT) tem se utilizado do meio como propaganda eleitoral disfarçada.
“Chega de abuso! Lula tem transformado os pronunciamentos oficial em ferramenta de marketing para tentar conter sua queda de popularidade. Isso precisa ter limite!”, diz a publicação na redes oficial do PSDB.
De acordo com o projeto de Aécio, as cadeias de rádio e TV só devem ser usadas em caso de temas de interesse público, e cita desastres, saúde e segurança. “E não para autopromoção política”.
O uso indevido por configurar abuso de poder e até mesmo levar ao cancelamento de candidaturas.
A popularidade de Lula, que deve disputar a reeleição em 2026, vem atingindo números cada vez mais baixos. O petista usou recentemente o pronunciamento para falar sobre o pagamento do Pé de Meia e ampliação da Farmácia Popular.
A proposta pode até ser interessante, mas precisa ser detalhada e avaliada já que não atingirá apenas Lula, mas todos os futuros inquilinos do Palácio do Planalto.