O ex-prefeito de Cajazeiras Zé Aldemir (PP) bateu o martelo e vai disputar uma vaga na Câmara Federal nas eleições de 2026. Passada a euforia da decisão, o político tem algumas sinucas de bico a enfrentar e pode ter que dar ré.
A primeira é decidir de vez o destino esposa, a deputada Dra. Paula (PP). É que a aliança com o deputado Júnior Araújo (PSB), para as eleições municipais de 2024, incluía uma dobradinha com o socialista.
Dra. Paula não concorrendo à reeleição pode esperar por uma candidatura a prefeita nas eleições de 2028, em São João do Rio do Peixe. Em Cajazeiras só seria possível se houver um rompimento.
O grupo ainda terá que lidar com um adversário a ser considerado: o atual líder do Governo na Assembleia, o deputado estadual Chico Mendes (PSB), que deve buscar a reeleição e tem o apoio do governador João Azevêdo.
A segunda é que o ex-prefeito indo para a disputa por uma das 12 vagas na Câmara e com o PP em vias de rever o deputado federal Wellington Roberto, atualmente no PL, e com Aguinaldo Ribeiro e Mersinho Lucena com bases já consolidadas, Zé Aldemir pode sobrar na curva.
Lembrando que nas eleições de 2022, nenhum deputado eleito pela Paraíba conseguir e se eleger “sozinho”.
O PP tem ainda a vereadora de João Pessoa, Elisa Virgínia, que é primeira suplente de deputada federal e outros nomes fortes na legenda, a exemplo do ex prefeito de Santa Rita Emerson Panta.
Ainda pesa contra Zé Aldemir ser investigado por irregularidades pelo Ministério Público da Paraíba. Em caso de condenação, pode se tornar inelegível.