Camila comemora candidaturas femininas e “fico” de Romero

Sempre com discurso de incentivo à participação das mulheres na política, a deputada estadual Camila Toscano (PSDB) celebrou o aumento no número de candidaturas femininas nas eleições deste ano. Pelo menos em 12 municípios do estado, a corrida terá apenas mulheres.

“Quando a gente tem mulheres, seja na prefeitura, seja como vice-prefeita, seja como vereador, vamos ter mais políticas públicas voltadas para a mulher, indiscutivelmente. Você tem uma mulher governando a cidade, ela vai trabalhar como homem, mas ela vai ter um olhar diferenciado para os problemas das mulheres”, declarou a parlamentar.

Ela completou: “Dou um exemplo: aqui, na Assembleia, somos seis, e você pode ver que a maioria das leis saem das mulheres, e os homens que aqui têm, eles são influenciados por nós. Quando você vê um trabalho, quando você vê uma defesa dessa questão de violência, por exemplo, você vê que os deputados aqui também trabalham nesse tema de tanto nos ouvir falar”.

A mãe de Camila, a ex-deputada Léa Toscano está na disputa pela Prefeitura de Guarabira.

Também fez um alerta para uma questão que se mostrou recorrente nas eleições de 2020: as candidaturas femininas laranjas como forma de os partidos burlarem a cota de 30% imposta pela legislação eleitoral.

“Espero sinceramente que não tenhamos, aqui na Paraíba, candidaturas laranjas. Sejam mulheres de verdade, que estejam já nas ruas, pedindo voto, conscientizando a população, e que a gente tenha não só um número maior de candidatas, mas também vitoriosas”.

Novela Romero Rodrigues – Para Camila Toscano, a permanência do deputado federal Romero Rodrigues na oposição primordial para o grupo. “Campina Grande é o nosso maior reduto, é a fortaleza da oposição da Paraíba e essa divisão entre Bruno [Cunha Lima] e Romero, para nós, não seria interessante, sobretudo se houvesse uma composição de Romero com o governo do Estado”.

Afirmou ter conversado bastante com Romero e que este pensou no grupo ao decidir ficar. “Para mim, ele sai grande porque pensou no coletivo e não em si, na sua vaidade, nos seus projetos pessoais, pensou na Paraíba como todo e na oposição como todo e, sem dúvida nenhuma, a oposição vai sair muito mais fortalecida”.