Gaeco investiga fraude em empréstimos em Curral de Cima

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público da Paraíba, desencadeou a operação ‘Fake Loan’ (Empréstimo Falso), que apura supostas irregularidades na prefeitura de Curral de Cima, comandada por Antônio Ribeiro Sobrinho (Totó Ribeiro). 

De acordo com o MP, há indícios de coação a servidores municipais, especialmente comissionados e prestadores de serviço, a contrair empréstimos consignados, cujo dinheiro era destinado, na maior parte, aos agentes públicos investigados.

Foram cumpridos três mandados judiciais de busca e apreensão em endereços relacionados a dois investigados, além da própria Prefeitura de Curral de Cima.

As diligências abrangeram o Gabinete do Prefeito, a Secretaria de Controle Interno, a Secretaria de Administração e a Secretaria de Finanças.

O Controle Interno tem a frente Paulo Queiroz, pré-candidato apoiado por Totó Ribeiro. Já a secretaria de Finanças é Tekinha Ribeiro, esposa do prefeito.

Segundo o Gaeco, os métodos fraudulentos incluíam a manipulação de contracheques dos servidores, com a inserção de valores fictícios para aumentar artificialmente a margem consignável, bem como concessão de gratificações em valores compatíveis às parcelas dos empréstimos, que, ao final, eram custeadas pela própria Prefeitura.

Participam da operação auditores do Tribunal de Contas da Paraíba e Polícia Militar, que integram a Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa (CCRIMP), totalizando aproximadamente 44 agentes públicos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.