CRM-PB atesta que pacientes não foram afetados por incêndio

Uma fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) no Complexo Hospitalar de Mangabeira (CHM), nesta sexta-feira (5), atestou que “nenhum paciente sofreu prejuízo em seu estado clínico”.

Um princípio de incêndio atingiu a unidade de saúde na tarde dessa quinta-feira (4). Por segurança e por ser “porta aberta” alguns pacientes foram remanejados para o Hospital Santa Isabel temporariamente. Não houve suspensão no atendimento.

No informativo, divulgado após a inspeção, o CRM-PB afirma ainda que “os quatro profissionais (duas médicas e duas fisioterapeutas) que participaram do remanejamento dos pacientes e precisaram de atendimento médico, conforme relato de médicos do hospital, já tiveram alta hospitalar”.

O secretário de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira destacou que a equipe do Conselho esteve no Complexo Hospitalar de Mangabeira e constatou que nenhum paciente sofreu qualquer prejuízo físico ou qualquer dano orgânico por conta do incêndio.

Ele complementou: “Todos eles foram relocados de forma célere, rápida, em segurança, transporte seguro e equipe preparada para a ação e o CRM conseguiu consolidar isso in loco.

Também no documento o presidente do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza, explica que “os atendimentos no bloco Ortotrauma, onde há o pronto atendimento, a urgência, os atendimentos da ortopedia, a realização de exames, além do outro bloco cirúrgico, uma UTI recém-inaugurada e a enfermaria clínica continuam funcionando normalmente, porque não foram atingidos pela fumaça”.

Abaixo, a íntegra do informativo:

Conforme foi observado pela equipe de fiscalização do CRM-PB, nenhum paciente sofreu prejuízo em seu estado clínico, os que precisaram ser remanejados já estão realocados, não havendo pacientes pelos corredores e os quatro profissionais (duas médicas e duas fisioterapeutas) que participaram do remanejamento dos pacientes e precisaram de atendimento médico, conforme relato de médicos do hospital, já tiveram alta hospitalar.

O Complexo Hospitalar é dividido em quatro blocos: Ortotrauma, Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM), Bloco Humberto Nóbrega e Bloco Arnaldo Tavares de Melo. Destes, apenas o Bloco Humberto Nóbrega sofreu efeitos e prejuízos com o incêndio e não está em funcionamento, interditado pela direção do próprio hospital. Neste bloco funciona um dos blocos cirúrgicos, uma das Unidades de Terapia Intensiva (UTI), ambulatório, laboratório e enfermarias. 

No momento do incêndio, havia seis pacientes nesta UTI e todos foram retirados do local. Cinco pacientes foram para a UTI e sala vermelha do bloco Ortotrauma e um paciente foi transferido para outro hospital da rede. Os pacientes da enfermaria foram transferidos para enfermarias do bloco Ortotrauma e do bloco Arnaldo Tavares. Não havia pacientes no bloco cirúrgico. 

O presidente do CRM-PB, Bruno Leandro de Souza, explicou que os atendimentos no bloco Ortotrauma, onde há o pronto atendimento, a urgência, os atendimentos da ortopedia, a realização de exames, além do outro bloco cirúrgico, uma UTI recém-inaugurada e a enfermaria clínica continuam funcionando normalmente, porque não foram atingidos pela fumaça. “O bloco do atendimento mental e o outro bloco de enfermarias também não sofreram prejuízo e continuam prestando seus serviços à população”, afirmou Bruno Leandro.

Leave a Reply

Your email address will not be published.