Imprensa nacional diz que “Queiroga desune bolsonaristas”

Com o título “Marcelo Queiroga desune bolsonaristas em João Pessoa”, repercute na imprensa nacional o seminário ‘João Pessoa Melhor, de Verdade’, realizado pelo Partido Liberal (PL) para alavancar a pré-candidatura do ex-ministro a prefeito da Capital paraibana, com direito à exibição de um vídeo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

De acordo com matéria de O Antagonista, o general Braga Netto falou de modo otimista, dizendo que tinha vindo “para fortalecer e mostrar que a direita está unida”, mas logo baixou para um tom realista, prevendo a derrota da direita em João Pessoa, “caso siga dividida para a eleição”.

A divisão da direita na Paraíba é coisa certa, e com desvantagem para Queiroga. De forma amplamente majoritária, os direitistas da Capital – isto inclui o deputado estadual Walber Virgolino e o deputado federal Cabo Gilberto Silva – decidiram marchar com a candidatura do radialista Nilvan Ferreira que, de acordo com o site, é o bolsonarista mais popular no estado e especialmente na Capital.

Nilvan chegou ao segundo turno nas eleições de 2020, sendo derrotado pelo hoje prefeito Cícero Lucena (PP), candidato natural à reeleição. Na eleição de 2022, disputou o governo do estado e ficou apenas em terceiro lugar, mas foi o mais votado em João Pessoa.

Walber, Cabo Gilberto e Nilvan estão filiados ao PL, mas já tinham afirmado que iriam se desfiliar, caso a direção do partido avalizasse a candidatura de Queiroga.

O trio maior do bolsonarismo paraibano ainda está procurando partido, mas não faltam convites. Por qualquer partido, porém, que lancem a candidatura de Nilvan, o caminho será difícil diante do favoritismo de Cícero Lucena, que tem o apoio do governador João Azevedo (PSB).

Cícero Lucena, por sua vez, é um político pragmático do centro. É provável que enfrente um segundo turno contra o bolsonarista Nilvan ou um quadro petista que está para ser decido entre a deputada estadual Cida Ramos e o ex-prefeito Luciano Cartaxo. Em qualquer caso, o atual prefeito será favorecido na divisão dos votos do candidato que ficar em terceiro lugar.

Quanto a Marcelo Queiroga, as chances de ir ao segundo turno são remotas. Não é uma candidatura levada eleitoralmente a sério. Sobre isto, Nilvan Ferreira é lacônico: “Ele tem 1% nas pesquisas”.

Os defensores da candidatura de Queiroga acham que o apoio de Bolsonaro é tudo e que tal apoio, já declarado, tornará o ex-ministro da Saúde favoritíssimo. 

O que atrapalha tal estratégia é que Nilvan e seu grupo fazem ouvidos moucos ao apoio declarado do ex-presidente e se reclamam como os mais legítimos representantes do legado bolsonarista; quer dizer, chutam o PL, mas não largam o osso Bolsonaro.

Leave a Reply

Your email address will not be published.