Liminar dá acesso a candidato do Crea-PB a dados dos engenheiros

Candidato à presidência, o engenheiro Renan Azevedo conquistou na Justiça Federal o direito de obter a lista completa de engenheiros aptos a votar nas eleições do Crea-PB, que acontecerão nesta sexta-feira (17).

A decisão vai de encontro à posição da Comissão Eleitoral Federal do Confea, e também da Comissão Eleitoral Regional (Crea-PB), levantando debates acalorados sobre a privacidade dos profissionais envolvidos.

Buscando o posicionamento dos demais concorrentes à presidência do Crea-PB, nossa equipe não obteve sucesso no contato com Higo Braga. Entretanto, Hugo Paiva, também candidato ao cargo, se disse surpreso com a liminar em favor de Renan, manifestando o descontentamento com o acesso a dados sensíveis.

“Estamos fazendo nossa parte, de acordo com as normas que regem o processo eleitoral. Lamento profundamente que alguém que pretende presidir o Crea-PB vá de encontro às decisões das Comissões Eleitorais do Confea e do Crea-PB, e até contra a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)”, disse Hugo Paiva.

Ele complementou: ”Além disso, esses dados poderão ser utilizados mais tarde para outras finalidades. Quem garantirá essa segurança dos dados? Até porque a complexidade de dados que podem ser obtidos através de uma simples pesquisa no Google informando apenas o nome completo de uma pessoa, é imensa. Fiz essa pesquisa com os meus dados e o resultado foi espantoso”, disse Hugo Paiva, manifestando a preocupação com a utilização futura e a segurança das informações pessoais.

A decisão judicial, que agora permite o acesso de Renan Azevedo aos dados dos engenheiros, promete acirrar ainda mais as discussões sobre ética, privacidade e conformidade com as leis eleitorais e de proteção de dados.

Clique AQUI e confira a íntegra da liminar

Leave a Reply

Your email address will not be published.