Lula abre ministérios para o PP e Republicanos

O Palácio do Planalto confirmou nesta quarta-feira (6) os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), como novos ministros do governo federal. Os dois são filiados a partidos que integram o Centrão.

Fufuca assumirá o Ministério do Esporte no lugar de Ana Moser, demitida do cargo, enquanto Costa Filho será ministro de Portos e Aeroportos, na vaga de Márcio França, que assume a nova pasta das Micro e Pequenas Empresas. 

A decisão foi anunciada após um dia de reuniões no Palácio da Alvorada. Na residência oficial, Lula recebeu os futuros ministros, os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil), além de Ana Moser. 

Veja as mudanças abaixo:

  • Ministério de Portos e Aeroportos:sai Márcio França (PSB), entra Silvio Costa Filho;
  • Ministério das Micro e Pequenas Empresas: criado para abrigar França;
  • Ministério da Indústria e Comércio:segue comandado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), mas sem as áreas de micro e pequena empresa;
  • Ministério do Esporte: sai Ana Moser (sem partido), entra André Fufuca em uma versão da pasta que deve ser turbinada.

Após meses de negociações, Lula faz as mudanças para tentar ampliar a base de apoio no Congresso Nacional e assegurar maior número de votos, em especial na Câmara. As bancadas do PP e do Republicanos somam, respectivamente, 49 e 41 deputados. 

As alterações também contemplam o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que é próximo dos novos ministros. Lira também tem entre seus aliados Celso Sabino (União-PA), nomeado por Lula em julho como ministro do Turismo. 

Segundo nota divulgada pelo Planalto, a nomeação e a posse dos novos ministros serão realizadas no retorno da viagem de Lula à cúpula do G20, prevista para ocorrer entre os dias 7 e 10.

Leave a Reply

Your email address will not be published.