Apesar de repetir, nessa sexta-feira (11), que está no comando do diretório estadual do Patriota, o vereador de João Pessoa, Guga Oliveira, consta como filiado ao Progressistas, partido pelo qual concorreu nas eleições de 2022 ao cargo de deputado federal, ficando na segunda suplência.
Dados do Tribunal Superior Eleitoral mostram que o Patriota não tem nominata ativa, já que está em processo de fusão com o PTB. Os partidos não atingiram a cláusula de barreira e a nova legenda se constituindo uma nova legenda, ainda sem nome definido.
O vereador pessoense continua filiado ao Progressistas. Ele ingressou na legenda em 1º de abril de 2022 e segue com status regular na Justiça Eleitoral.
Ainda no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias do TSE (SGIP), o nome de Guga só aparece na lista de órgãos partidários, em nominatas antigas, de partidos já extintos, como o PROS (hoje Solidariedade), na condição de membro da executiva, e também no PTdoB, pelo qual foi tesoureiro entre 2011 e 2012.
Mandato ameaçado – O vereador Guga Oliveira foi eleito pelo PROS e saiu do partido para disputar uma vaga na Câmara Federal pelo Progressistas.
O primeiro suplente do PP, Neném de Seu Mano, entrou na Justiça pleiteando a vaga de Guga na Câmara de João Pessoa, por infidelidade partidária. Eleito em 2020, ele só poderia mudar de partido na janela de 2024.
Leave a Reply