Andaime: ex-prefeito Léo Abreu é absolvido pela justiça

O ex-prefeito de Cajazeiras Léo Abreu, alvo da Operação Andaime, foi absolvido da acusação de ato de improbidade administrativa pela 8ª Vara da Justiça Federal em Sousa A decisão é de 23 de janeiro, mas só se tornou pública nessa quinta-feira (16).

“Não há nos autos comprovação de que o réu tenha sido beneficiado pelo esquema de desvios. Não há, portanto, provas no sentido de que o mencionado réu tenha incorporado verbas públicas ao seu patrimônio, razão pela qual seria inviável a sua condenação com base no art. 9º, XI, da Lei 8.429/92”, diz trecho da sentença.

E continua: “Assim, a participação do ex-prefeito, teria se dado, tão somente, em razão da autorização para a liberação do crédito em favor da empresa que foi contratada para a construção da obra licitada, sem que se tenha comprovado nenhum benefício em contraprestação a tal ato”.

A operação – A Operação Andaime, coordenada pelo Ministério Público Federal e pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público da Paraíba, foi deflagrada em 2015. 

O objetivo era apurar a participação de agentes públicos e empresas em atos ilícitos praticados em diversas licitações ocorridas no interior da Paraíba.

A operação resultou na denúncia de mais de 60 pessoas e mais de 400 crimes identificados. 

Léo Abreu foi eleito prefeito de Cajazeiras em 2008 e renunciou ao mandato em maio de 2011. Deixou a política e atualmente se dedica à medicina.

Leave a Reply

Your email address will not be published.