Municípios querem tempo para não perder FPM

Representantes de municípios que tiveram redução populacional e, consequentemente, perderão recursos do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM, foram bater à porta do deputado federal Hugo Motta e do senador Efraim Filho.

O prefeitos querem mais tempo para se adequarem às perdas financeiras em decorrência do resultado preliminar do Censo 2022 do IBGE.

Uma delegação, levada à Brasília pela Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), se reuniu com os parlamentares.

Querem o empenho de Hugo e Efraim na tramitação e aprovação do Projeto de Lei Complementar 139/22, que acrescenta o artigo 8º à Lei Complementar nº 91/1997, para conceder prazo para que os municípios migrem para coeficientes menores do FPM.

A proposta foi apresentada por Efraim Filho na Câmara Federal. Ele se colocou à disposição para atualizar a legislação para que os municípios não sejam penalizados. 

Participaram da reunião os prefeitos Denilson Silva, o Didiu, (Pirpirituba); Jovino Pereira Nepomuceno Neto (Barra de Santa Rosa); José Lins da Silva Filho, o Linsinho, (Natuba); Marcos Antônio (Salgadinho) e Josilda Macena (Araçagi), acompanhados do secretário executivo da Famup, Pedro Dantas.

Proposta – O grupo também defende a aprovação de uma proposta, elaborada pelo advogado Ravi Vasconcelos, que garante aos municípios que apresentarem redução populacional no Censo, inferior a 20% do total da população estimada no censo anterior, permanecerá com o mesmo coeficiente do FPM utilizados no exercício do ano anterior, até a realização do próximo censo.

Liminar – Dezenove municípios paraibanos, segundo dados preliminares do Censo, tiveram redução populacional e correm o risco de sofrer redução do coeficiente no FPM.

Os valores estão mantidos graças a uma liminar conseguida pela Famup. O prejuízo total seria de R$ 86 milhões para os cofres públicos municipais.

Municípios que tiveram redução populacional:

  1. Água Branca
  2. Arara
  3. Araçagi
  4. Barra de Santa Rosa
  5. Bayeux
  6. Belém
  7. Bonito de Santa Fé
  8. Cachoeira dos Índios
  9. Cacimba de Dentro
  10. Cruz do Espírito Santo
  11. Imaculada
  12. Itabaiana
  13. Itaporanga
  14. Juripiranga
  15. Natuba
  16. Nova Floresta
  17. Pirpirituba
  18. Sumé
  19. Tacima

Leave a Reply

Your email address will not be published.