Projeto do voto aberto passa na CCJ da Assembleia

E o Projeto de Resolução do voto aberto avançou na Assembleia Legislativa da Paraíba. A Comissão de Constituição e Justiça aprovou, nesta quarta-feira (7), o PR 474/22, que determina a votação aberta para eleição da Mesa Diretora da Casa.

O texto foi relatado pelo presidente da CCJ, deputado Ricardo Barbosa, que emitiu parecer pela aprovação da matéria. O parecer  recebeu votos favoráveis de todos os membros presentes na reunião.

Atualmente, a votação para presidente do Poder Legislativo, assim como dos demais membros da Mesa Diretora acontece através do voto secreto. 

O texto do Projeto de Resolução aprovado hoje na CCJ especifica que “a eleição acontecerá por votação aberta e processo nominal, de forma presencial, exigida a maioria absoluta de votos, em primeiro escrutínio, e maioria simples, em segundo escrutínio, presente a maioria absoluta dos deputados”.

“Sou favorável ao voto aberto pelo princípio da transparência. Penso que toda votação que houver na Assembleia tenha que ser aberta para que as pessoas saibam em qual matéria, ou em quem, estamos votando, de forma muito transparente”, argumentou o deputado Anderson Monteiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published.