SUS garantirá remédio mais caro do mundo contra a AME

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, usou o Twitter neste sábado (3), para informará que o Onasemnogeno Abeparvoveque (Zolgensma), medicamento usado para o tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME), recebeu parecer favorável da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias em Saúde, Conitec, para incorporação ao SUS, mediante acordo de acesso gerenciado.

Ele explicou que, com a decisão, o Sistema Único de Saúde ofertará as tecnologias mais avançadas para o tratamento da AME. “Isso porque o Zolgensma se une ao Nusinersena e ao Risdiplam, tratamentos já incorporados ao sistema de saúde”, explicou. O remédio é conhecido como o mais caro do mundo.

Ele ainda complementou: “A recomendação da Conitec é que o Zolgensma seja usado para tratar crianças com AME do tipo I, com até 6 meses de idade, que estejam fora de ventilação invasiva acima de 16 horas por dia, conforme protocolo estabelecido pelo @minsaude e Acordo de Compartilhamento de Risco”.

A AME é uma doença muito rara, degenerativa, que afeta o neurônio motor, responsável por gestos voluntários vitais para o corpo humano, como respirar, engolir e se mover.

Leave a Reply

Your email address will not be published.