PGR diz que consignado do Auxílio Brasil é inconstitucional

O procurador-geral da República, Augusto Aras, entende que o empréstimo consignado do Auxílio Brasil é inconstitucional. A manifestação do procurador ocorreu em resposta a uma ação no Supremo Tribunal Federal que questiona trechos da lei que permite a modalidade de crédito aos beneficiários do programa.

Para Aras, há trechos da lei que violam o princípio constitucional da dignidade humana ao retirar uma camada de proteção da população mais vulnerável, podendo resultar no superendividamento das famílias pobres.

O que fez a lei impugnada, ao aumentar os limites para (ou possibilitar) a contratação de empréstimos com pagamento descontado em folha pelo INSS ou pela União (crédito consignado), foi retirar uma camada de proteção a direitos da população hipossuficiente”, afirmou o PGR no despacho.

No documento, ele também alegou que, no cenário de crise, essa parcela da população fica ainda mais vulnerável por causa do “estado de necessidade” e que a medida pode “comprometer um percentual significativo de sua renda mensal, os tomadores de empréstimos consignados estarão no caminho do superendividamento”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.