Falta pauta 2: Câmara quer discutir Barbie trans

Deputados bolsonaristas querem que a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal convoque uma audiência para discutir “as implicações psicossociais em crianças em decorrência da versão da boneca Barbie com órgão sexual masculino”.

O tema está para votação na pauta desta quarta-feira (1º) na comissão. Não vou aqui entrar no mérito, mas o país tem temas mais urgentes a se discutir, entre eles combustíveis, piso da enfermagem, reforma tributária.

No caso da boneca, que é de responsabilidade de uma empresa privada, vale a máxima: compra quem quer. Também não vamos nos esquecer de que a representatividade é importante. Não se pode ignorar mais. A empresa tem promovido inclusão social e não é de hoje. Saiu do estereótipo de que a Barbie tinha que ser branca e loira.

O requerimento de debate foi trazido pelo deputado Otoni de Paula (MDB-RJ), um dos parlamentares mais próximos do presidente Jair Bolsonaro na Casa. A motivação seria a decisão da Mattel, a fabricante norte-americana do brinquedo, de criar a primeira versão da boneca homenageando uma transexual – no caso, a atriz Laverne Cox.

Leave a Reply

Your email address will not be published.