João inspeciona obras do Sistema Adutor Transparaíba

O governador João Azevêdo (PSB) inspecionou as obras da primeira etapa do Sistema Adutor Transparaíba, ramal do Curimataú, em Cubati, neste sábado (21).

Os investimentos, da ordem de R$ 285 milhões, são oriundos de recursos próprios do Tesouro Estadual. A 🚧 beneficiará mais de 100 mil pessoas dos municípios de Boqueirão, Boa Vista, Soledade, São Vicente do Seridó, Cubati, Sossego, Baraúna, Picuí e Frei Martinho.

Ele também fez uma visita técnica às obras de implantação e de pavimentação da PB-167 (Cubati-Sossego). Com 21 quilômetros de extensão, estão sendo investidos na rodovia R$ 24 milhões, também com recursos próprios.

Na ocasião, João Azevêdo destacou que o Sistema Adutor Transparaíba é a principal obra hídrica do Estado e sua consequente importância para a segurança hídrica dos paraibanos.

“Essa obra está num ritmo intenso, e estamos trabalhando em três frentes: na estação de tratamento, que fica em Boqueirão; um pequeno trecho que falta para fechar a adutora e chegar até Soledade. E estamos trabalhando na adutora, a partir daquele ponto, de Cubati até Sossego”, explicou João.

Ele complementou: “Em dezembro, teremos a estação de tratamento de Boqueirão pronta; a adutora de Boqueirão até Soledade também pronta, já melhorando as condições de abastecimento mesmo antes de a adutora estar concluída”, afirmou, ressaltando que o restante da adutora de Soledade até Frei Martinho ficará pronto em dezembro de 2023.

Obra hídrica do Governo do Estado, a Transparaíba tem como objetivo abastecer os municípios do Curimataú com a água da transposição do Rio São Francisco. Ao todo, são 185 quilômetros de adutora, uma estação de tratamento d’água, oito estações de bombeamento e nove reservatórios de distribuição de água.

O prefeito de Cubati, José Ribeiro, acompanhou a visita do governador às obras da adutora Transparaíba e agradeceu o benefício.

Já a prefeita de Sossego, Neide Oliveira, também agradeceu ao governador João Azevêdo os investimentos do Governo do Estado na região. “Sossego vai sair do isolamento, com a PB-167, e ter água encanada. Podemos dizer agora que somos uma cidade”, comentou.

PB-167 – Executada pela Secretaria de Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente e pelo DRE-PB, a implantação e pavimentação da PB-167 contemplou, ainda, de aterro-barragem no Rio Canoas.

A previsão é que a obra seja entregue pelo Governo do Estado à população da região em dezembro deste ano.

A visita técnica às obras de construção da PB-167 e à adutora Transparaíba foi prestigiada por prefeitos da região, lideranças políticas e também pelos deputados estaduais Rafaela Camaraense (PSB) e Wilson Filho (Republicanos).

Leave a Reply

Your email address will not be published.