ALPB aprova projeto que combate cyberbullying

A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou o projeto de Lei 2.593/21, de autoria da deputada Camila Toscano (PSDB), que institui a Política de Educa ao Digital nas Escolas – Cidadania Digital.

O objetivo do projeto é enfrentar problemas como exposição da privacidade, cyberbullying (violência praticada através da internet), discurso de incitação ao ódio, grooming (termo utilizado para definir aliciamento de menores através da Internet) e a desinformação.

“Essa é uma pauta importante que conseguimos aprovar, pois a tecnologia nos oferece democratização de acesso ao conhecimento, interação e produção de conteúdos, mas ela também abre portas para conteúdos inadequados”, destacou Camila.

E explicou: “Essa iniciativa capacita alunos e estudantes para uso positivo da tecnologia, promovendo um comportamento adequado, responsável e saudável”.

De acordo com o projeto, são objetivos da propositura: fomentar filtragem do acesso à internet no ambiente escolar, a fim de impedir a visualização de conteúdo prejudicial ou inadequado por alunos e funcionários da escola; incentivar o comportamento apropriado, responsável e saudável relacionado ao uso da tecnologia, incluindo alfabetização digital, ética, etiqueta e segurança e conscientização dos perigos do uso excessivo; educar para a utilização segura de tecnologia e promoção da cidadania digital; e incentivar os pais a ensinar seus filhos a usar a internet com segurança.

A deputada destacou que o processo de educação para a utilização segura de tecnologia e cidadania digital deverá capacitar o aluno para fazer melhores escolhas on-line e o pai ou responsável para saber como discutir o uso de tecnologia segura com seus filhos.

A Política de Educação Digital nas Escolas contará com ações que vão desde promover orientações em tempo real para professores que desejam compartilhar informações, ouvir dicas sobre como trabalhar os conteúdos em sala de aula até tirar dúvidas com psicólogos sobre formas de lidar com casos de cyberbullying.

Também trata da exposição dos alunos na internet, entre outros, além de ofertar cursos de formação de professores para o uso adequado da internet em sala de aula e palestras e oficinas com temáticas envolvendo prevenção a violações contra direitos humanos na internet.

O PL propõe ainda a oferta de cursos de formação de articuladores para apoiar a implementação da Política e a realização de palestras, encontros e seminários com o objetivo de fomentar o uso responsável da internet relacionados a temas cotidianos do universo on-line.

Cidadania Digital – É um termo relativamente novo, usado para uso consciente da internet com segurança e responsabilidade.

Principais perigos que crianças enfrentam na internet:

  • Abuso sexual
  • Cyberbullying (Assédio virtual)
  • Exploração sexual
  • Exposição a conteúdos inapropriados
  • Grooming – aliciamento de menores através da Internet
  • Materiais de abuso sexual gerados digitalmente
  • Publicação de informações privadas
  • Happy slapping (forma de cyberbullying que ocorre quando uma ou várias pessoas agridem um indivíduo e gravam para trasnmitir conteúdo)
  • Sexting (autoprodução de imagens sexuais)
  • Sextorsão (chantagem por meio de mensagens intimidadoras que ameaçam propagar imagens sexuais geradas pelas próprias vítimas)

Leave a Reply

Your email address will not be published.