Em nota, PCdoB critica Ricardo e valida apoio a João

Em nota divulgada à imprensa, a Comissão Executiva Estadual do PCdoB criticou declarações do ex-governador Ricardo Coutinho (PT), de que o partido estaria dividido na Paraíba e sob “influência externa”.

O partido anunciou apoio ao projeto de reeleição do governador João Azevêdo (PSB), além de compor a equipe do Governo. Semana passada, anunciou o nome do ex-reitor da Universidade Estadual da Paraíba Rangel Júnior como pré-candidato ao Senado.

“O PCdoB chega aos 100 anos e carrega, ao longo de sua existência, a marca da mais profunda unidade política”, diz trecho da nota. O partido discute a formação de uma federação partidária com o PT e PV.

Ainda no documento, reafirma apoio a eleição do ex-presidente Lula (PT).

CONFIRA A ÍNTEGRA DA NOTA

“O Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil na Paraíba vem a público manifestar grande descontentamento com as declarações do ex-governador Ricardo Vieira Coutinho, insinuando estar o PCdoB na Paraíba dividido e agindo sob influência externa, estranha ao partido.

O PCdoB chega aos 100 anos e carrega, ao longo de sua existência, a marca da mais profunda unidade política. A nós, esta unidade e o respeito às decisões da maioria são as principais ferramentas na construção da fortaleza interna e na ação politica. Ao colocar em dúvida essa característica, o ex-governador ataca a própria essência da organização de nosso partido, desrespeitando toda nossa história de lutas.

O Ex-governador devia puxar pela memória e lembrar da época em que caminhamos juntos, das diversas vezes que respeitosamente informamos que, naquele momento, não seguiríamos na mesma direção e também de outras ocasiões em que seguimos lado a lado, sempre pelo bem da Paraíba. Em todas as situações, preservamos a independência e coerência aos nossos princípios.

Ao questionar o legítimo direito do PCdoB de lançar a pré-candidatura do valoroso camarada Rangel Júnior ao senado, Ricardo Coutinho expõe sua frustração em não mais conseguir unificar o campo da esquerda em torno do seu nome ao mesmo tempo em que expõe o seu lado autoritário ao querer impor sua vontade a qualquer custo, para além dos coletivos partidários.

Ora, se estamos prestes a consolidar a necessária federação entre PCdoB, PT e PV, precisamos reestabelecer a boa prática do diálogo no nosso campo. Lembramos que nenhuma das pré candidaturas majoritárias postas, até o momento, foi discutida conjuntamente com os partidos que formarão a federação.

Em tempos de prevalência do vale-tudo eleitoral, continuamos entendendo como fundamental a preservação de princípios éticos e a construção da unidade no campo popular, ampliando forças para derrotar Bolsonaro e o Bolsonarismo, elegendo Lula Presidente e João Governador em 2022.”.

Leave a Reply

Your email address will not be published.