João vistoria obras de biblioteca e da Escola de Artes

O governador João Azevêdo (PSB) inspecionou, nessa segunda-feira (28), obras de reforma e restauração da Biblioteca Augusto dos Anjos e do prédio da antiga Central de Polícia, onde será implantada a Escola Técnica de Artes, no centro de João Pessoa.
 
“Além de oferecer espaços adequados e confortáveis para alunos e profissionais, essa é mais uma forma de preservamos a história, o Centro Histórico de João Pessoa e de oferecer à cidade equipamentos de extrema relevância”, destacou o gestor.

Ele usou como exemplo a Escola de Artes, que disponibilizará em um só espaço uma oportunidade de descoberta de novos talentos e de profissionalização para jovens.

“Ainda estaremos devolvendo, em breve, a João Pessoa a biblioteca estadual com sua estrutura belíssima preservada, fortalecendo ainda mais o nosso sistema educacional”, frisou o governador.
 
Na Biblioteca Augusto dos Anjos, os investimentos somam mais de R$ 600 mil em serviços de recuperação e manutenção, respeitando a arquitetura original do prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep).

A previsão é de que as obras sejam concluídas no final de março deste ano.
 
Biblioteca – A Biblioteca Pública Estadual Augusto dos Anjos foi fundada em 1859. Apenas em 1939, foi estabelecida no atual prédio, hoje tombado, na Avenida General Osório, região central de João Pessoa.

O casarão tem uma arquitetura privilegiada com muitas janelas que possibilitam uma boa circulação de ar.

No local funcionou a primeira Escola Normal da Paraíba e abrigou o Tribunal de Justiça da Paraíba. A edificação foi construída em 26 de março de 1874 e concluída em 1884.
 
Escola de Artes – Já na reforma e adequação do prédio onde será implantada a Escola Técnica de Artes estão sendo investidos mais de R$ 4,1 milhões.

No local, irão funcionar coordenação pedagógica; reprografia; secretaria, sala de reuniões; administração geral; salas de aula; laboratórios de Ciências, Informática e Robótica; cozinha; refeitório para 120 pessoas, banheiros; auditório; sala de aula teórica de dança e teatro); duas salas de dança;  sala de pilates; sala de maquiagem/figurino; sala de aula teórica de música; sala de aula prática de música; espaço de aula de circo; salas técnicas de audiovisuais; salas técnicas de Mídias Digitais; salas de aula teórica de audiovisual; laboratório de Artes; sala de aula teórica de Artes; biblioteca; instrumentoteca; e laboratório de Fotografia.
 
A edificação, datada de 1860, também é tombada pelo Iphaep. Anteriormente, sediou a cadeia pública, a Secretaria de Aviação e Obras Pública do Estado e a Central de Polícia.

Leave a Reply

Your email address will not be published.